Novidade permite que sejam realizadas buscas de vagas de emprego, envio de currículo e interação com as novidades sobre o mercado de trabalho
A Catho Online, site de classificados de currículos e vagas de emprego de maior audiência da América Latina, acaba de lançar o novo aplicativo mobile para BlackBerry. Durante todo ano de 2011 foram realizadas diversas reuniões com o objetivo de garantir que o aplicativo estivesse 100% integrado com as regras do negócio, banco de dados e o sistema de busca do site da Catho Online.
O aplicativo e a interface foram desenvolvidos pela Navita, empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções para Mobilidade, Telecom, Portais e Intranet, em conjunto com as ferramentas disponibilizadas pela Catho Online, para que fosse possível o aplicativo resgatar algumas informações, como dados de clientes, busca de vagas, entre outras.
Em dezembro do ano passado, o setor de telefonia móvel bateu um recorde e registrou o maior número de habilitações na história do país, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. Apenas em 2011 foram registradas mais de 39 milhões de novas linhas, 20% a mais do que em 2010, o que demonstra a força deste mercado e sua importância para os negócios em 2012.
Com foco nesta realidade, e percebendo um aumento cada vez maior na quantidade de acessos ao site da Catho Online por meio de aparelhos mobile, o aplicativo desenvolvido, que é totalmente gratuito, permite que os profissionais utilizem os principais serviços do site a partir de seus próprios celulares, como realizar busca de vagas e se candidatar para as oportunidades que estiverem dentro do seu perfil.
Para assinantes, os recursos de maior relevância são: buscar oportunidades de emprego por palavra-chave ou área e candidatar-se a elas, escrever uma carta de apresentação ou utilizar uma já cadastrada para enviar junto ao currículo, selecionar o perfil de currículo que será enviado e acessar a sua caixa de mensagens. Além da praticidade, com o aplicativo os profissionais podem acessar constantemente o site, aproveitando todas as oportunidades e respondendo prontamente os convites para entrevista.
Para quem não for assinante, será possível realizar buscas, cadastrar-se no aviso gratuito de vagas e receber anúncios de acordo com seu perfil, além de ler matérias sobre carreira e mercado de trabalho, com diversos temas, como profissões, recursos humanos e tendências.
Segundo um estudo realizado pela empresa Google, 20% da população mundial, que tem celular, usa o aparelho para entrar na internet. Os consumidores utilizam seus smartphones, sobretudo, para fazer buscas na rede (91%), utilizar aplicativos (84%) e checar seus e-mails (81%).
“É um mercado promissor, e as empresas que acompanham esta realidade do mercado já estão investindo para ingressar nesta era dos mobiles. Tivemos um enorme cuidado com o aplicativo, para que nossos assinantes encontrem a mesma qualidade e efetividade do site nesta novidade. Esse foi um primeiro passo, extremamente importante, e em breve lançaremos novas versões para outros celulares, como o Iphone, e para plataforma Nokia e Android”, afirma Adriano Meirinho, diretor de Marketing da Catho Online