A presença no Facebook se tornou obrigatória hoje em dia para qualquer empresa. “Trata-se do caminho mais curto para se comunicar com o consumidor. Porém, não se trata apenas de construir uma página, é imprescindível definir a linha de comunicação, gerar conteúdo diário, estabelecer um mecanismo de direcionamento das eventuais reclamações, mostrar proximidade e preocupação com os fans, oferecer conteúdos diferenciados através de aplicativos e/ou transmissões e claro, acumular a maior comunidade possível de fans que nada mais são que clientes potenciais”, explica Ivan Martinho, sócio diretor da Bookstore Media, primeira agência digital especializada em redes sociais.
Uma vez no Facebook, inevitavelmente iniciam-se as reclamações, e Martinho é categórico: “Responda as reclamações e não se finja de morto. Não dar atenção às reclamações dos clientes pode sair muito caro para as empresas”.
As dicas do especialista para o bom aproveitamento do Facebook são:
– não transformá-lo em SAC,
– não mentir para o consumidor,
– usar a rede social buscando engajamento e aproximação e não o distanciamento,
– definir linha de conteúdo,
– estabelecer público alvo,
– usar de maneira inteligente as informações ali disponíveis.
E, cuidado como trata o consumidor online. “Ele é mais poderoso que um consumidor normal na medida em que pode transformar o seu descontentamento individual em uma mancha de valor irreparável para a empresa. Por isso, tratar bem esse consumidor é altamente recomendável”, alerta Martinho.