Os 43 anos da assinatura do Ato Institucional nº 5 (AI-5) vêm à tona no programa Cultura Retrô, apresentado por Marina Person, nesta quinta-feira 8, às 20h40, na TV Cultura.
O dia 13 de dezembro de 1968, também conhecido como “o dia que não existiu”, foi marcado pelo mais duro golpe da democracia brasileira. A entrada em vigor do AI-5 (Ato Institucional número 5), que deu poderes quase absolutos ao regime militar.
Para imaginar o que foi essa época, uma das determinações impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas. O então presidente era Artur da Costa e Silva.
O historiador e cientista político Boris Fausto está no programa para comentar sobre os anos de chumbo e o período da ditadura. Também o jornalista Paulo de Tarso Vannuchi, que participou ativamente nos movimentos de terroristas de esquerda na época do regime de exceção, é entrevistado. Ele fala de sua luta para o governo abrir os arquivos da ditadura.
Quem curte gibi precisa saber que existe o Gibiteiro, nome do vendedor de gibis. Este é o Ofício da Semana, com Octavio da Costa Eduardo Junior como personagem. Ele é dono de uma gibiteria, na praça Benedito Calixto, em São Paulo.
E esta semana, no Festival Retrô, os homenageados são Rita Lee, Chico Buarque e Elis Regina, com imagens de arquivo.O Cultura Retrô também pode ser assistido, ao vivo, pelo portal cmais.com.br/aovivo, com reapresentação aos sábados, às 15h30.