Segundo a GfK RT, erosão do preço nas novas tecnologias estimula procura

As TVs de Tela Fina, que engordaram o faturamento da Linha Marrom em 2010 na época da Copa do Mundo, em 2011 perderam em receita, mas continuam em alta na preferência do consumidor pelo seu alto valor agregado, como permitir acesso à internet. É o que demonstra uma auditoria realizada pela GfK Retail and Technology, 4ª maior empresa da área de pesquisa de mercado do mundo e líder em estudos no ponto de venda para os segmentos de tecnologia e eletroeletrônicos.

Segundo a Diretora de Unidade de Negócios – Linha Marrom da GfK RT, Gisela Pougy, a TV de Tela Fina é o produto mais almejado pelo consumidor nas próximas compras de eletrônicos, citado por 12% dos entrevistados das classes A e B e por 15% das classes C e D.
“O crescimento é mais expressivo nas TVs com acesso à internet, já que não é necessário um televisor com tela muito grande como é ideal na tecnologia 3D, que explora mais o aspecto visual. No mercado há 158 itens com acesso à web disponíveis, exatamente o dobro das opções de TVs 3D. Além disso, o preço médio da TV com acesso à internet é 30% menor que o da 3D. Tudo isso fez dessa tecnologia a mais presente nas lojas e nas compras em 2011”, explica Pougy.

TV de Tubo
Entre janeiro e agosto deste ano foram vendidas mais de 800 mil TVs de Tela Fina com acesso à internet. A Região Sudeste responde por 76%, mas outras regiões do País têm aumentado sua participação, como a Nordeste, que subiu de 3% em 2010 para 6% em 2011. Na análise da GfK RT, isso se deve à diferença de preços: no Nordeste o produto custa menos que em outras regiões. Além disso, há um gap menor (R$ 300) entre o valor de um televisor com acesso à internet e outro sem acesso.

Apesar de no Brasil a participação dos televisores 3D ainda ser reduzida (entre janeiro e agosto de 2011 foram vendidos 245 mil equipamentos, apenas 4% do mercado total) houve um crescimento de 115% em unidades comercializadas em relação ao ano passado. O segmento apresentou a maior erosão de preços (38%) devido à alta concorrência.

Segundo a Diretora de Unidade de Negócios da GfK, a maioria dos consumidores está comprando TV 3D mesmo sem ter o leitor necessário para rodar a mídia específica. “As pessoas estão se adiantando, pensando no futuro quando haverá mais filmes em formato 3D. Hoje só há 38 títulos à venda, que representam 10% do faturamento das mídias Blu-ray”.

Outro dado que chama atenção no estudo da GfK RT é que, apesar dos consumidores nordestinos começarem a movimentar o mercado de televisores high techs, esta é a região onde há mais pessoas pagando por um produto que já não é vendido em países como Alemanha, Rússia e Japão: a TV de Tubo. No Nordeste, o item representa 10% do faturamento total da Linha Marrom, enquanto no Sudeste chega a apenas 3%.

DVD
A radiografia realizada pela GfK RT aponta que o DVD Player ainda é destaque no consumo nacional, presente em 80% das casas de classes A e B e em 64% dos domicílios C e D, com grande penetração no Nordeste (26% das unidades vendidas da Linha Marrom). Com relação aos Blu-ray Players, a participação cresceu 5pp até agosto de 2011, frente ao mesmo período do ano passado. O Home Theater Blu-ray ainda tem baixa importância, responde por 8% de todos os leitores vendidos em 2011 no País.