Na manhã de hoje (22), os telespectadores do programa Mais Você, da Rede Globo, puderam conhecer o Olival da Sovena, produtora do Azeite Andorinha. Dando continuidade a mais nova etapa do merchandising da marca, a apresentadora Ana Maria Braga e o Louro José foram até Ferreira do Alentejo, em Portugal, visitar a Andorinha Dorinha e descobriram como é feita a colheita das azeitonas utilizadas na produção do azeite.

Ana Maria Braga entrevistou Vasco Martins, engenheiro agrônomo da Sovena, e ficou encantada com a modernidade e inovação apresentada pela empresa. A apresentadora recordou que em 2005 havia feito uma matéria sobre o assunto e mostrado como era realizada a colheita das azeitonas, na ocasião manualmente – com a utilização de um bambu os agricultores chacoalhavam as oliveiras até as azeitonas caírem.

Desta vez, a sogra da Andorinha Dorinha foi surpreendida pela modernidade da Sovena e conheceu a máquina que realiza toda a colheita no olival, de forma rápida e eficiente. O engenheiro explicou que o olival da Sovena possui mais de 10 milhões de oliveiras e que a nova técnica de colheita faz com que elas não caiam ao chão, garantindo a qualidade do azeite e preservando a genuinidade da azeitona.

Os telespectadores do Mais Você ainda puderam descobrir novidades como:

* 1 oliveira possui em média 5 metros de altura, produz até 20 kg de azeitonas que podem produzir até 5 litros de azeite;
* 10 milhões de oliveiras podem produzir 20 mil de toneladas de azeite;
* A produção do olival da Sovena garante azeites de maior qualidade porque as azeitonas não se misturam com a terra, não caem no chão quando colhidas. Fora isso, as maquinas modernas não machucam as azeitonas;
* A Sovena possui oliveiras com mais de 600 anos e que ainda produzem frutos. Como é realizado o cálculo da idade média de uma árvore? Com base na medida do diâmetro do seu tronco.

Amanhã, 23, a Andorinha Dorinha levará seus convidados para conhecer o Lagar da Sovena, onde as azeitonas são transformadas em azeite.