“Manobra da Alegria” criada pelo Sindepark chega à
10.ª edição e amplia o apoio às crianças com câncer

As estratégias de combate a dois males do mundo moderno – o câncer e os acidentes de trânsito – estarão unidas na 10.ª edição da campanha Manobra da Alegria, programada para 23 de novembro, quarta-feira, na região metropolitana de São Paulo. Estacionamentos regulamentados, que ajudam a reduzir a tensão do trânsito da metrópole e a evitar o risco de acidentes, reservam, a cada ano, um dia inteiro para sensibilizar cidadãos a respeito do câncer e contribuir para a cura de crianças e adolescentes. Nesse dia, o motorista que guardar seu carro num dos estacionamentos de empresa associada ao Sindepark – Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo, e participante do evento, ajudará uma criança a sorrir. Sem gastos extras, o cliente ampliará os recursos financeiros do GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

A campanha Manobra da Alegria, que cresce a cada ano, desde a edição pioneira 2002, tem como slogan “Estacionar é fácil, ajudar é mais ainda”. É uma promoção do próprio Sindepark. Participam da jornada todos os numerosos estacionamentos que aderiram à campanha de modo oficial, identificados com os cartazes da Manobra da Alegria. Os funcionários usarão a camiseta e o boné da campanha.

O Sindepark, que congrega mais de 1.500 associados em todo o Estado de São Paulo, foi criado em 1975. Seu presidente, Marcelo Alvim Gait, explica que os estacionamentos participantes da campanha destinarão para o GRAACC 20% da receita do atendimento de veículos avulsos no dia 23: “A população de São Paulo vai colaborar. O GRAACC, instituição conceituada que trata de adolescentes e crianças com câncer, vem conseguindo reverter, pelo menos em parte, a triste situação de inúmeros doentes. É importante usar só os estacionamentos identificados pela propaganda, para que a doação atinja o objetivo idealizado”.

O GRAACC é uma das mais reconhecidas instituições brasileiras no atendimento e tratamento de câncer pediátrico. O hospital da entidade – Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP) – oferece tratamento similar aos melhores do mundo. O GRAACC realiza cerca de 16 mil consultas por mês, alcançando 70% de cura dos pacientes atendidos.

Essa campanha também é uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o câncer, divulgar os sintomas e orientar os pais, já que muitos sintomas são semelhantes aos de várias doenças infantis benignas, os médicos ressaltam: quanto antes o câncer é diagnosticado e o tratamento é iniciado, maiores são as chances de cura. No dia da campanha, os estacionamentos distribuem folhetos com estas informações. No verso, há ficha para adesão de sócios contribuintes permanentes do GRAACC.

Os materiais publicitários da campanha são preparados e oferecidos gratuitamente pelo Sindepark aos estacionamentos associados que aderiram ao apelo e à propaganda. Só na cidade de São Paulo, onde a frota é de 7 milhões de veículos, há cerca de 10 mil estacionamentos, com um total de 900 mil vagas. A média de veículos atendidos por mês é de 70 milhões. Geralmente seguros, os estacionamentos contribuem para combater os furtos e roubos de carros e para aliviar, pelo menos em parte, o stress e os perigos do trânsito paulistano.