A Apple conseguiu mais uma patente muito interessante do Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos. Desta vez, Cupertino conseguiu os direitos sobre um cartão SIM não-removível que é capaz de alterar entre operadoras segundo comandos da própria Apple. Contanto que as operadoras assim o permitam, claro.
A patente sugere um cartão SIM dentro de um compatimento de segurança que estaria envolvido com pagamentos por NFC (Near Field Communication), conta o site The Register. Este tipo de patente indica que a Apple estaria realmente trabalhando em um tipo de tecnologia que permita o desenvolvimento de um aparelho que possa trabalhar em várias operadoras, sem que seja necessária a troca do cartão – ou chip, como preferir.
No início do ano, a Apple já havia conseguido uma patente que mostrava esta tecnologia de troca de operadoras. Agora, ela conseguiu também a patente deste cartão único.
Em outras palavras: apenas um aparelho e apenas um cartão SIM.
No entanto, o site The Register conta que, na Europa, por exemplo, as leis de regulamentação da tecnologia GSM exigem um SIM removível. Sendo assim, para atuar dessa forma no velho continente, a Apple teria de modificar estas regulamentações. Mas, espere. Estas modificações já estão à caminho por lá!
Entretanto, um outro problema que Cupertino deve enfrentar é com as operadoras. A tecnologia GSM trabalha com uma “troca de segredos” entre o cartão SIM e o celular e só que tem acesso a esta espécie de código, é o centro de verificação das operadoras. Assim, para que seu plano funcione, a Apple teria de convencer as operadoras a darem-lhe os códigos dos SIMs de seus clientes, a fim de implanta-los nos iPhones.
Seria este um acordo fácil de ser arranjado?
Fonte: mac +