Nesta sexta-feira, 11 de novembro, a Whirlpool Corporation, líder mundial no mercado de eletrodomésticos, comemora 100 anos de sua fundação. Com marcas admiradas e reconhecidas no mundo todo – como Brastemp e Consul no Brasil, por exemplo – a empresa inova todos os dias, há 100 anos, para desenvolver soluções únicas que atendam os desejos e as necessidades seus consumidores.
A história da Whirlpool Corporation está intimamente ligada à evolução dos hábitos e rotinas das pessoas ao longo do último século, e teve início em Michigan, Estados Unidos. Em 1911, o vendedor de seguros Luis Upton reuniu suas economias e abriu a Upton Machine Company, pequena fabricante de máquinas de lavar e torcer roupas, que se transformaria em uma das mais importantes companhias do mundo.
Depois de superar inúmeros desafios, como a crise norte-americana de 1929 e a 2ª Guerra Mundial, a empresa entrou em 1950 com uma curva de crescimento impulsionada por relevantes mudanças, como a alteração do nome para Whirlpool Corporation; o desenvolvimento de novos produtos, como secadoras automáticas, refrigeradores e fogões; a adoção de iniciativas inovadoras para a época, como a criação de um serviço de atendimento ao consumidor; e a expansão para outros países.
“A evolução da Whirlpool ao longo dos anos mostra uma capacidade extraordinária de transformação e adequação às necessidades dos consumidores. Para nós, fazer parte de uma empresa centenária significa não olhar apenas para os meses seguintes, mas ter uma visão para os próximos 100 anos”, afirma José Drummond Jr., presidente da Whirlpool Latin America.
Sustentabilidade
A Whirlpool investe continuamente em processos produtivos mais limpos e na eficiência energética dos eletrodomésticos, minimizando impactos referentes ao consumo de recursos naturais e à geração de resíduos e efluentes. Essa preocupação traduz-se em produtos cada vez mais eficientes e em benefícios para o meio ambiente. A cada década, aproximadamente, a companhia coloca no mercado produtos que economizam até 50% de energia em relação à geração anterior, incluindo tanto o gás dos fogões como a eletricidade nos demais produtos, como refrigeradores. Em 2010 foi listada como uma das 20 empresas modelo em Sustentabilidade no Brasil, pelo Guia Exame de Sustentabilidade.
Inovação
Prioridade estratégica desde a sua fundação, há 100 anos, a inovação faz parte do DNA da empresa, que investe em Laboratórios, Centros de Tecnologia (CT) e em profissionais diferenciados, responsáveis por pensar e desenvolver soluções únicas e com alto valor para os consumidores. O resultado é visível nos produtos e na lista das empresas mais inovadoras do Brasil em 2010 e 2011. Além disso, os CTs do Brasil são centros de competência mundiais, com os produtos e projetos que chegam a consumidores de mais de 70 países.
“Para a Whirlpool inovação é competitividade, por isso, os investimentos realizados se traduzem em rentabilidade, valor para as marcas, geração de conhecimento, atração de talentos e no desenvolvimento de produtos mais competitivos”, completa Drummond.
Recursos Humanos
A Whirlpool enxerga o desenvolvimento das pessoas como um pilar da sua estratégia de negócios. Por isso, investe constantemente em treinamento, capacitação e programas voltados para o desenvolvimento de seus colaboradores. A ideia é implantar, de forma criativa, táticas para reter e desenvolver talentos, preparando-os para atuar não apenas em uma área, mas para entender o mercado da companhia de forma global. Há 15 anos, a Whirlpool é uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil.
Consulado da Mulher
O Instituto Consulado da Mulher é uma ação social da marca Consul, que oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade. O objetivo é que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Presente em 19 Estados do País, o Consulado da Mulher assessora 174 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1777 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, o Consulado já beneficiou mais de 30 mil pessoas.
Linha do Tempo – 100 Anos de soluções inovadoras
1911 – Fundação da Whirlpool Corporation, em 11 de novembro, nos Estados Unidos, como Upton Machine Company.
1929 – Fusão da Upton Machine Company com a Nineteen Hundred Washer Company, formando a Nineteen Hundred Corporation.
1945 – No Brasil, a história da Whirlpool começa em 1945, com a fundação da Brasmotor, importadora de eletrodomésticos e veículos.
1950 – A Nineteen troca seu nome para Whirlpool Corporation.
1950 – Indústria de Refrigeração Consul S.A é fundada num galpão de 680m².
1954 – A Brasmotor começa a fabricar geladeiras de marca própria – a Brastemp.
1958 – Para expandir e ampliar a produção de lavadoras e fogões, a Brasmotor se associa com a Whirlpool Corporation e Sears Roebuck.
1976 – A Indústria de Refrigeração Consul S/A, fundada em 1950, e a Empresa Brasileira de Compressores S/A, fundada em 1971, são incorporadas pelo Grupo Brasmotor em 1976 para, em 1994, dar origem à Multibras S.A. Eletrodomésticos, maior indústria de linha branca da América Latina.
1997 – A Whirlpool Corporation, parceira desde 1958, torna-se acionista majoritária da Brasmotor S.A.
2011 – Whirlpool Latin America amplia sua participação na América Latina, com a abertura de escritórios em mercados com grande potencial de crescimento na região, como República Dominicana.
Whirlpool Latin America
Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid com fábricas em Joinville (SC), Manaus (AM) e Rio Claro (SP). Possui 14 mil colaboradores, 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia.
A Whirlpool é uma das Melhores Empresas para se Trabalhar, segundo o Guia Você S.A./Exame há 15 anos; é uma das Empresas Mais Inovadoras do País, pela revista Época Negócios; e uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, de acordo com o Guia Exame de Sustentabilidade.
Brastemp
Ser líder de mercado desde 1973 não é para qualquer um. Por isso, a Brastemp é uma marca que não se contenta com o óbvio e o lugar-comum. Está sempre trazendo novidades inteligentes e divertidas para surpreender o consumidor. Exemplo disso é o jargão “não é assiiim… uma Brastemp”, que faz faz parte do vocabulário dos brasileiros. A Brastemp foi criada em 1954 pela Brasmotor, a partir das palavras Brasil e temperatura. Desde então, não parou de inovar. Lançou a primeira lavadora automática do País, a primeira lava-louças, e o sistema frost-free. Inverteu a geladeira com o freezer, criou uma linha de produtos personalizados, lançou o inovador serviço de purificação de água. Com produtos que são assiiim… uma Brastemp, a marca continua ditando tendências, abrindo horizontes e inspirando o dia a dia dos consumidores.
Consul
Próxima, espontânea, atual, alegre e bem-humorada, a Consul inspira confiança. Está presente em 54% dos lares brasileiros. Conhece seu público como ninguém e, por isso, ajuda a tornar sua rotina mais simples e prazerosa. Foi a primeira marca de eletrodomésticos a ser produzida no Brasil. Nasceu em Joinville, em 1950, e fabricava refrigeradores. Hoje, a Consul também produz fogões, condicionadores de ar, secadoras de roupa, fornos de micro-ondas, lavadoras de roupas, purificadores de água, aspiradores de pó e depuradores. Marca otimista e inclusiva, a Consul também criou o Instituto Consulado da Mulher. Há quase 10 anos, a ação social da marca assessora mulheres na geração de trabalho e renda.
KitchenAid
Há mais de 90 anos a KitchenAid é sinônimo de inovação e performance na cozinha. Nascida nos EUA em 1919 e adquirida pela Whirlpool em 1986, a marca surgiu de um entusiasmado comentário de uma de suas primeiras usuárias que, ao testar a Stand
Mixer, a primeira batedeira de movimento planetário para uso doméstico, declarou que o produto era a melhor ajuda na cozinha que já tinha tido, daí o nome KitchenAid. A marca chegou ao Brasil em 2008, por meio de parceiros comerciais e, em 2009, inaugurou sua primeira loja no País, um espaço gourmet localizado na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.241, em São Paulo. Atualmente, a marca está presente em mais de 70 parceiros comerciais em todo Brasil e oferece um serviço diferenciado e especializado aos seus clientes.