Eleita a de melhor design no segmento de vodka e no ranking das dez mais inovadoras no segmento de bebida e alimentos em todo o mundo, a nova garrafa de Finlandia Vodka chega ao Brasil
A Finlandia Vodka, marca da norte-americana Brown-Forman, lança no Brasil sua nova garrafa. Com design criado pela agência nova-iorquina Hisrt Pacific, a embalagem remete ao derretimento do gelo, celebrando suas formas naturais, e faz alusão ao gelo glacial, principal matéria-prima da vodka importada.
Em sua 22ª premiação anual, realizado em setembro deste ano, o Glass Packing Institute classificou a garrafa de Finlandia Vodka como a de melhor design no segmento. O “Clear Choice Awards” premia produtos de consumo que expadem a fronteira do design e utilizam o vidro de formas inovadoras. A premiação considerou o propósito da nova garrafa, de capturar a pureza da vodka e traduzir, através do design, o formato do gelo glacial.
Além do novo visual, a bebida voltou a utilizar os ícones da marca: as renas frente a frente sob o sol da meia-noite – fenômeno típico dos países nórdicos (no período, que ocorre entre os meses de junho e julho, o sol não se põe por mais de setenta dias). O rótulo também foi redesenhado. Tanto o novo logotipo como a tipologia das letras foram criados sob encomenda. As mudanças têm como objetivo dar uma percepção mais premium à vodka.
“Estamos muito orgulhosos já que o objetivo deste lançamento no Brasil é trazer modernidade e inovação ao mercado de vodka premium. E a premiação do Glass Packing Institute valida esta associação. Esta é a melhor forma de começarmos a comercialização no país”, comemora a gerente de Finlandia Vodka no Brasil, Priscilla Gomes.
A comercialização da nova garrafa de Finlandia Vodka no Brasil tem como estratégia a modernização da marca a fim de aproximá-la do público jovem, cool e formador de opinião, “uma vez que está havendo uma massificação grande de marcas de nicho e, com esta popularização, abriu-se espaço junto àqueles que querem experimentar uma bebida de qualidade sofisticada e autêntica” resume Priscilla.
O processo de fabricação e a liderança de Finlandia Vodka
Lançada na Escandinávia em 1970, e produzida pela destilaria Altia, em Ilmajoki, a Finlandia Vodka é a única da categoria a utilizar água glacial em sua composição, o que confere mais leveza à bebida. Durante seu processo de fabricação, a vodka é destilada 200 vezes em processo contínuo que não deixam impurezas. Em nenhuma delas a água glacial é alterada, culminando com a produção de uma bebida límpida e totalmente pura. Outra característica única de Finlandia é a utilização apenas de grãos de cevada com pequeno teor de gordura.
Finlandia é a vodka importada mais vendida na Rússia e na Polônia, países referência no consumo da bebida, segundo dados do IWSR (International Wine & Spirit Research). Uma das primeiras a apostar no segmento de flavourizadas, pode ser encontrada no sabor clássico e nas versões cranberry, mango, lime e tangerine”.
Evolução da marca
Desde sua criação, Finlandia Vodka busca a identificação com o gelo e a água glacial. Em 1970, a garrafa Frozen Ice, desenhada por Tapio Wirkkala, tentava passar a ideia de uma bebida gelada e, no rótulo, duas renas se enfrentavam sob o sol da meia-noite. Já na segunda versão da embalagem, desenvolvida em 1990, a bebida ganhou tampa e rótulo na cor azul e três renas apareciam correndo.
Oito anos mais tarde, um novo design foi apresentado pela agência Hansen Associates: a garrafa ficou mais estreita, o rótulo foi substituído por impressão direta em silk screen, a tampa ganhou cor prata e o modelo foi batizado de “gelo martelado”.
Em 2003, Harri Koskinen, famoso designer finlandês, e Wallace Church, designer gráfico de Nova York, criaram a garrafa “gelo glacial”, com a textura do vidro imitando a sensação de derretimento do gelo.