Embalagens de protetores solares coletadas pelos próprios consumidores terão um destino sustentável.

Em uma iniciativa pioneira no Brasil, Coppertone lança, em parceria com a TerraCycle, um programa de coleta que permitirá a transformação de embalagens de protetores solares descartadas em matéria-prima novamente, substituindo material virgem e evitando que mais recursos naturais sejam extraídos.

A nova Brigada Protetores do Planeta incentiva a coleta de embalagens de protetores solares pós-consumo, independente do tamanho e da marca. Cumprindo a primeira fase da Política Nacional de Resíduos sólidos, Coppertone oferece aos seus consumidores uma opção de descarte correto para as embalagens de seus produtos. O mote do programa é: “Ajude a proteger a pele do planeta”.

As embalagens recebidas serão transformadas em produtos reciclados – baldes, displays, brindes e outros produtos plásticos – e upcycled, como bolsas, estojos e sacolas de compras. Dessa maneira, os materiais que acabariam em lixões e aterros sanitários retornam ao ciclo produtivo. “Neste verão 2011/2012, Coppertone investe em uma parceria inédita com a Terracycle para mostrar que toda embalagem de protetor solar tem agora uma escolha verde e sustentável”, diz Carolina Lapetina, gerente de marketing da marca.

Além de ajudar o planeta, coletar as embalagens de protetores solares também gera renda para uma instituição sem fins lucraticravos. Os consumidores poderão enviar suas embalagens pelos Correios ou descartá-las em um dos pontos de coleta que estarão distribuídos em locais diversos e automaticamente estarão doando R$ 0,02 por cada embalagem recolhida para a instituição escolhida por Coppertone, de sólido trabalho de responsabilidade social. Para participar, basta se cadastrar na Brigada Protetores do Planeta no site da TerraCycle (www.terracycle.com.br), e preencher um breve formulário – os times de coleta podem ser formados por amigos, família, companheiros de trabalho, etc. Depois, as embalagens devem ser enviadas pelos Correios para a TerraCycle, gratuitamente.

“Acreditamos no projeto da Brigada Protetores do Planeta e temos certeza que os consumidores participarão ativamente da mesma, já que eles terão duas formas de participação, guardar as embalagens coletadas ou levá-las ao ponto de coleta, facilitando ainda mais a coleta.” diz Bruno Massote, presidente da TerraCycle Brasil.