Até fevereiro de 2012, o PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) chegará a São Paulo, de acordo com o ministro Paulo Bernardo (Comunicações). As informações são da Folha.com.

Os primeiros lugares que receberam a internet rápida do governo estavam nas imediações de Brasília, depois partiram para Itumbiara, em Goiás. Até chegar a São Paulo, o PNBL será implementado nas regiões que estiverem no meio do caminho, como o Triângulo Mineiro.

Do outro lado do mapa a expansão continua, com Nordeste sendo conectado a Brasília por meio de um anel de fibras ópticas.

A região onde haverá um atraso maior é a Norte, por conta de problemas encontrados pelo TCU (Tribunal de Contas da União) em relação aos preços oferecidos.

Segundo a Folha, o órgão encontrou indícios de superfaturamento em vários contratos da Telebras, gestora do plano. Para não perder os negócios, todas as empresas envolvidas incluíram aditivos aos contratos para rever os valores. Menos no Norte.

“O atraso que houve será tirado agora”, disse Bernardo. “Todos os contratos estão assinados, com exceção da região Norte”. Lá, o TCU encontrou sobrepreço mais alto que nos outros lugares.