O funcionamento ininterrupto atende ao novo perfil dos consumidores
O Sonda Supermercados decidiu expandir o horário de atendimento de sua loja na Água Branca, zona Oeste de São Paulo, que passa a funcionar 24 horas por dia. O Sonda Tatuapé, na zona Leste da capital, foi a primeira loja da rede a operar no sistema 24 horas.
Para comunicar seus clientes sobre a ampliação do serviço, a Dentsu Brasil foi a agência responsável pela criação da campanha “Toda hora é hora de comprar no Sonda”. A agência criou 12 peças para o PDV (Ponto de Venda), como placas para carrinhos de compras, cancelas do estacionamento, adesivos para escadas rolantes e painéis aéreos.
Com serviço completo — padaria, açougue, rotisseria, seção de hortifruti e produtos importados — à disposição dos clientes a qualquer hora do dia, a ampliação do horário de funcionamento atende a mudanças de comportamento dos consumidores locais, que circulam pelo bairro à noite e querem ter a alternativa de fazer compras durante a madrugada.
Assim como na loja do Tatuapé, o Sonda da Água Branca vem atraindo cada vez mais os consumidores notívagos. Jovens e famílias circulam pela loja para adquirir os mais diversos itens, incluindo as compras maiores, chamadas de “compras do mês”. Mas além desse público, há outro segmento que vem aprovando o funcionamento das lojas 24 horas: a terceira idade.
Os idosos estão trocando os horários convencionais de compra para chegar o mais cedo possível nas lojas do Tatuapé e Água Branca, e assim garantir as ofertas do dia. Há ainda outro motivo que os leva às lojas antes mesmo das 6 horas: como muitos se conhecem, acabam por se encontrar logo no início do dia para conversar e tomar café juntos.
Para Julio Lopes, diretor de marketing da rede Sonda, a viabilidade das lojas 24 horas é mais do que positiva, tanto para os clientes, como para as operações internas dos supermercados. “Os nossos clientes incluem cada vez mais as madrugadas como opção para as compras e as lojas têm um funcionamento noturno padrão. Aliamos esses dois fatores para manter o nosso atendimento de qualidade em tempo integral e atender a demanda das regiões que pedem estabelecimentos neste formato”, avalia.