Estudantes plantarão mudas e abordarão motoristas para conscientizá-los sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Comemorada no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore é uma data quase esquecida em meio à atual correria urbana. Mas, a ocasião não passará em branco em Francisco Morato, na Grande São Paulo, graças a duas ações da ONG CARE Brasil.
As ações serão realizadas no próximo sábado (24). A primeira contará com cerca de 50 jovens, conhecidos como Agentes Pedagógicos Ambientais (APAs). Durante a manhã eles abordarão motoristas em semáforos no Centro da Cidade para entregar lixos ecológicos feitos de tecido para carros e dar dicas sobre a preservação da natureza.
A segunda ação será feita em parceria com a Coordenadoria de Meio Ambiente do Município de Francisco Morato, que doará 20 mudas para serem plantadas pelos APAs da CARE Brasil em um terreno público. O ato simbólico para o dia da árvore acontecerá às 9 horas na Rua José Bonifacio, 273.
O objetivo da CARE Brasil é despertar nas pessoas a importância de adotarem práticas sustentáveis, mostrando que cada gesto para poupar e preservar o meio ambiente é importante. As ações são parte do Programa Comunidade Educadora, cujo objetivo principal é integrar escola e comunidade na busca por melhorias nos indicadores de rendimento escolar e qualidade de vida das comunidades.
No Comunidade Educadora, a ONG promove formações e capacitações aos jovens, para que se tornem APAs. A partir daí, eles atuam em escolas, creches e espaços comunitários nas chamadas “Tendas ECOnsciência”, onde mobilizam crianças e adolescentes com jogos educativos para a proteção e valorização do meio ambiente, além de implementar a coleta seletiva nas escolas e, em alguns casos, também na comunidade, tornando-se protagonistas e podendo transformar a realidade em que vivem ao influenciar seus colegas, professores e familiares.
Só em 2011, mais de 3,2 mil alunos de quatro escolas estaduais de Francisco Morato já passaram por essas tendas. Em 2010, o projeto contou com a participação de 149 APAs, que conscientizaram 5.172 alunos em seis escolas. Além de sensibilizar os colegas, os APAs promovem campanhas de coleta seletiva e conscientização e passeios em parques, entre outras atividades de educação ambiental.