A Conspiração inciou hoje (19 de setembro) as filmagens da série “Vermelho Brasil”, uma das maiores coproduções internacionais para TV já realizadas no país, orçada em cerca de R$ 20 milhões. O projeto é resultado de uma parceria entre Conspiração Filmes, Rio Filmes, Pampa Films (França), France 2 e a CD Films (Canadá), além do BNDES, que participa do projeto por meio do programa de incentivo ProdCult. Na França, a série terá dois episódios de 90 minutos; no Brasil, o projeto deve ganhar um formato de minissérie, com 5 episódios, além de uma versão para salas de cinema. O ator Joaquim de Almeida (“Velozes e Furiosos 5”) interpretará o vilão da trama; e Stellan Skasgaard (“Piratas do Caribe”), o protagonista, Nicolas Durand de Villegagnon.
“Vermelho Brasil” é uma adaptação do best-seller “Rouge Brésil”, do escritor francês Jean-Christophe Rufin – livro que recebeu o mais famoso prêmio literário francês, o Prix Goncourt, e vendeu mais de 500 mil cópias no mundo. As filmagens da série começaram numa praia isolada e próxima à cidade de Paraty (RJ). Os atores principais chegaram ao Rio há dez dias para realizar a preparação dos personagens, testar maquiagem, ensaiar, treinar cenas de luta (esgrima) e provar figurinos, que vieram da Espanha.
O seriado terá a direção do canadense Sylvain Archambaut e elenco francês e brasileiro. O roteiro conta a trágica história dos franceses que tentaram conquistar a Baía de Guanabara no século XVI, liderados por Villegagnon, fato que resultou na fundação da cidade do Rio de Janeiro. A passagem histórica é contada pelo ponto de vista de duas crianças, que são trazidas pela expedição francesa para aprenderem o idioma indígena e agirem como intérpretes.
O núcleo de TV da Conspiração desenvolve e realiza projetos para TV aberta e por assinatura. Para a Rede Globo, produziu este ano “A Mulher Invisível”, no núcleo de Guel Arraes, com direção geral de Claudio Torres. Cinco episódios foram ao ar no primeiro semestre e mais 8 estão em fase de produção, para estrear na grade da emissora em outubro. Para canais por assinatura, assina, entre outros projetos, programas como “Botox do Amor”, “Alternativa Saúde” (GNT), “Geléia do Rock” (Multishow) e “Viver para Contar” (Discovery).