As pessoas que utilizam a internet estão gastando menos tempo com checagem de e-mails e leitura de notícias e dedicam mais seus minutos on-line a redes sociais. A informaçõe é da empresa de pesquisas Nielsen, que fez um levantamento com usuários americanos no mês de junho.
De acordo com a Nielsen, a população gasta 23% do seu tempo na internet com sites como o Facebook e o Twitter. Esse número reprensenta crescimento de sete pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. Esse foi o maior crescimento em todas as categorias analisadas pela pesquisa, que inclui tempo de checagem de e-mails, de navegação em portais da web e jogos.
Aliás, a categoria que analisa os minutos gastos com jogos, como o Farmville do Facebook, ficou em segundo lugar em crescimento, como 10% do tempo dos internautas. Em terceiro, ficou a checagem de e-mails, com 8,3%. A navegação em portais ficou em quarta posição, com 4,4%. Compras on-line e buscas aleatórias aumentaram pouco em relação a 2009: de 3,5% para 3,9%.
Os dados da Nielsen indicam que, mesmo que os usuários acessem mais vezes sites como o Google, eles gastam bem menos tempo do que com as redes de relacionamento, como o Facebook.
Panorama nacional
Já no Brasil, a proporção é consideravelmente diferente. As redes sociais ocupam 87% do tempo online dos brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) – divulgada em julho.
Os dados atuais colocam o país em décimo lugar entre os usuários de sites como Orkut, You Tube, MSN, Twitter, Facebook, ou Linked In. A Índia lidera este ranking dos que mais acessam (100% dos internautas indianos visitam redes sociais), seguida por Sérvia, Coréia do Sul, Rússia, Espanha, China, Turquia, Romênia e Itália.
Os internautas brasileiros acessam redes sociais principalmente por razões pessoais (83%), mas há também parcela significativa, de 33% dos usuários de internet, que acessa estas redes para uso profissional. Em ambos os casos os índices brasileiros estão acima da média mundial: 75% de acesso por razões pessoais e 25% por razões profissionais.
As principais atividades desenvolvidas nas redes sociais são ver mensagens/navegar (98%), conversar (76%) e atualizar o próprio perfil (76%).
Posted with WordPress for BlackBerry.