No início deste ano, o consórcio W3C anunciou que planejava finalizar o padrão de HTML5 até julho de 2014.

O progresso vagaroso no desenvolvimento do padrão HTML5 por parte do World Wide Web Consortium (W3C) vai impedir a linguagem de ser a primeira escolha dos desenvolvedores, afirma Paul Burnett, da Adobe Asia Pacific.

“A lentidadão na definição do padrão faz a gente se perguntar quando o HTML6 vai chegar”, disse Burnett. “Se vamos ficar aqui por anos sem recursos adicionais no navegador ou um padrão mais elevado, então o Flash será a ferramenta escolhida”.

Segundo ele há equívocos sobre o significado do termo HTML5, “Quando as pessoas estão falando em HTML5 elas geralmente estão falando da combinação da linguagem com o CSS e outras ferramentas, mas estão pensando ‘ótimo, não precisamos mais usar animações em Flash’”. Na opinião de Burnett, o papel do Flash pode estar sendo subestimado pelos desenvolvedores. “O Flash e o HTML conviveram nos últimos 13 ou 14 anos bastante felizes”, acrescentou Burnett.

O vice-presidente da consultoria Gartner, Ray Valdes, admitiu que o completo funcionamento do HLTM5 será um longo e doloroso processo, mas não concordou com a declaração de Burnett de que isso possa representar um risco fatal para popularidade da tecnologia. “A Gartner estima que o Flash é usado em 70% dos 100 principais players de vídeo. Há milhões de usuários ativos consumindo vídeos em Flash mensalmente”, disse Valdes. “O HTMML5 é o futuro da internet para simplicidade de interatividade, incluindo gráticos, alguns vetores 3D limitados, conversores de imagem, som e vídeo.”

Na opinião de Valdes _ que ressalta o fato do HTML5 ser uma “ameaça” ao sucesso da Adobe _ entre 90 a 95 por cento das necessidades das empresas poderiam ser supridas pelo padrão, uma vez que ele tenha sido desenvolvido. “A linguagem é uma ameaça estratégica à Adobe e também à Microsoft”, afirmou o vice-presidente da consultoria.

“Entre as duas, a Adobe é quem vai sofrer maior impacto no curto prazo, já que a Microsoft tem um território sólido no mercado corporativo de TI.”

“A Adobe pode melhorar suas chances se conseguir educar um mercado mais amplo sobre a importância dos processos de design centralizados no usuário.”

No início deste ano, o consórcio W3C anunciou que planejava finalizar o padrão de HTML5 até julho de 2014.

Fonte: IDG Now