A tecnologia que traz a mobilidade também facilita a vida na hora da alimentação. Food Brasil é uma rede social de gastronomia que está nos dispositivos eletrônicos e mostra, em tempo real, a diversidade de opções para quem busca boas sugestões de restaurantes.
Quem já recorre à praticidade das diversas funções dos dispositivos móveis para acessar a web e tem as redes sociais como parceiras para encarar as demandas da vida moderna, agora conta com um aplicativo próprio para escolher onde fazer suas refeições. O público que troca informações sobre tudo e todos, e faz questão de registrar suas impressões, positivas ou negativas, pode também exercitar a interatividade opinando sobre gastronomia. Essa é a proposta da Food Brasil (www.foodbrasil.com.br), o primeiro aplicativo para dispositivos móveis que já alcançou 120 mil downloads e que disponibiliza informações completas sobre o universo gastronômico, de norte a sul do Brasil.
A Food Brasil está disponível nos aparelhos iPhone – Apple Store, gratuitamente (freedownload). “Levando em consideração que chegamos a um número próximo de 120 mil downloads no iPhone em 12 meses e já que o Android já possui alcance maior no Brasil, podemos triplicar o número de usuários disponibilizando o aplicativo para outras plataformas também, para atingir em torno de 10 milhões de brasileiros com o conteúdo de serviços em até seis meses”, afirma Ricardo Dias, CEO da Food Brasil, que prevê a nova versão para outras plataformas ainda em outubro deste ano.
A estrutura
Idealizada para ser muito mais do que um guia gastronômico, a Food Brasil funciona como um agregador de conteúdos de gastronomia, especializada em concentrar e qualificar os estabelecimentos para refeição fora de casa. E por reconhecer a funcionalidade das redes sociais, mostra que tem tudo a ver com a proposta de promover bons momentos na hora da alimentação. Seja na dúvida de escolher o cardápio, preço ou localização, ou mesmo para saber sobre a qualidade do serviço, uma rápida consulta pode garantir a escolha certa.
O cliente posta sua opinião sobre um restaurante que frequentou e, favorável ou não, contribui para evitar surpresas ou inconvenientes. A Food Brasil concentra hoje informações sobre quase 16 mil estabelecimentos de vários tipos em 50 cidades brasileiras, 11 mil experiências gastronômicas com mais de 500 mil visitantes e 1,5 milhões de pages-views mensais.
Em paralelo, a Food Brasil também estará aprimorando o negócio do empresário de food services que precisa conhecer melhor o público. Os estabelecimentos estarão atentos aos comentários dos clientes e terão a ferramenta como aliada, afinal é a opinião dos “food fans” que está ali, em tempo real, acessível a todos. Na Food Brasil estarão concentrados, em breve, também serviços como pedidos online, cupons de desconto, reserva de mesas e outros, tudo ao alcance da comunidade online. Outro diferencial para os proprietários de restaurantes é a facilidade de atualização das informações sobre os seus estabelecimentos, de forma simples e rápida.
Os planos de expansão da Food Brasil incluem outros importantes recursos e funcionalidades como fotografias, alcance em qualquer cidade do Brasil, novos e inusitados estabelecimentos, check-in integrado com o Foursquare, blogs do segmento gastronômico, pedidos online e cupons de desconto (com criação rápida pelo proprietário do estabelecimento) e outros projetos. Atualmente, a Food Brasil tem como principais parceiros as empresas Renault, Claro e Correios, como anunciantes.
Os jovens empresários Ricardo Dias e Felipe Volpato saíram de outras áreas profissionais e, em 2008, numa empreitada inovadora, fundaram a Food Brasil – Exclusivamente gastronomia. Ambos buscaram conhecimento específico e investiram no negócio por acreditar na gastronomia como uma maneira importante e criativa de conectar pessoas.