A FNAC, maior varejista mundial de produtos de cultura e informação, procurava divulgar com exclusividade o lançamento do novo celular Samsung Galaxy S II e divulgar-se como pioneira na comercialização do celular mais fino do mundo. Parceira da Social Tag, agência de Mídia Social e atuação no mercado digital há um ano, desenvolveu uma inovadora estratégia para alcançar o objetivo de seu cliente.
A ação teve início com uma intensa pesquisa em busca de público-alvo, plataforma adequada para divulgação – uma FanPage do Facebook, além de Hubs geradores de tráfego e disseminadores da ação. Outra ação de impacto foi criar relacionamento entre os nomes influentes na Internet – o que acabou gerando mais buzz ao concurso, salienta Beni Kuhn, Sócio Diretor da Social Tag.
A ação, nomeada “FnacS2Vc”, tinha como base fazer com que seus participantes enviassem vídeos e imagens respondendo à pergunta
“Porque o Galaxy S II combina com você?”. O usuário que obtivesse mais “likes” em sua publicação, ganharia o smartphone mais fino do mundo.
A meta inicial, alcançar 800 fãs em seis dias na página oficial do concurso, foi surpreendentemente alcançada em apenas dois dias de ação. Ao fim dos seis dias de concurso, foram mais de 3 mil fãs na página “FnacS2VC”, cerca de 7 mil comentários, 37 participantes e mais de 2 mil “likes” em comentários e participações.
“O FnacS2VC foi um verdadeiro sucesso, comprovando a estratégia bem direcionada de acordo com a marca e perfil de nosso cliente, a FNAC. O ganhador do concurso criou um evento no Facebook, mobilizando dezenas de amigos para ajudá-lo na inciativa.
Resultado: 280 amigos engajados na participação e criatividade deste perfil. Eles criaram vídeos e imagens para mobilizar outros amigos, tornando esta cadeia de relacionamento um fator decisivo para a premiação do ganhador”, complementa Beni.