Saiu nessa segunda-feira, 22, o resultado da pesquisa Top of Mind, que mede “A confiança e o prestígio das marcas para o consumidor brasileiro”. O levantamento mostra quais as marcas mais lembradas pelos consumidores espontaneamente. A Globo, na categoria Emissora de TV Aberta, e o Itaú, na categoria Banco, foram as empresas mais citadas pelos entrevistados, com 60% e 59%, respectivamente.
O consumidor é induzido a dizer qual marca lhe vem à cabeça quando são citadas as categorias. Os destaques foram: Cartão de Crédito (Visa, 43%), Supermercados (Extra, 21%), Plano de Saúde (Unimed, 28%), Operadora Telefonia Móvel (Vivo, 26%); Operadora Telefonia Fixa DDD (Oi, 45%); Automóvel – Fabricante (Volkswagen, 31%); Automóvel – Modelo (Gol, 19%), Aparelho de TV (LG, 23%); Analgésico (Dorflex, 20%), Fabricante de Medicamento Genérico (Medley, 18%); Portal de Internet (Google, 14%); e Revistas (Veja, 41%).
A pesquisa foi encomendada pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e pela Top Brands Consultoria – com aplicação da Quest Inteligência de Mercado –, e realizada nas oito maiores capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Distrito Federal. O estudo concentrou-se em um público-alvo formado por homens e mulheres entre 14 e 65, das classes A, B e C. Ao todo, 2.020 pessoas foram ouvidas.