Primeira etapa do projeto contemplou 668 escolas. Ação obteve 90% de aprovação de alunos e professores, revela pesquisa

A AES Eletropaulo e a Secretaria Estadual de Educação fecharam parceria para a nova fase do Projeto de Eficiência Energética em escolas públicas de São Paulo. Nesta etapa, serão investidos mais R$ 10 milhões na modernização do sistema de iluminação da rede pública de ensino, beneficiando 250 escolas distribuídas na área de concessão da AES Eletropaulo.

Essa modernização inicia neste mês e prevê reduzir o consumo de energia das 250 escolas em até 7.100 MWh/ano. A iniciativa conta com a substituição de luminárias de baixa eficiência por luminárias reflexivas; de lâmpadas fluorescentes de 40W e 20W por lâmpadas fluorescentes de 32W e 16W; de reatores convencionais por eletrônicos; além de lâmpadas incandescentes, mistas e de vapor metálico por lâmpadas fluorescentes compactas, de vapor metálico e vapor de sódio.

A ação engloba 100% do ambiente escolar. Além das salas de aula, a substituição de lâmpadas, luminárias e reatores acontecem em corredores de escolas e demais locais, como bibliotecas, pátios e quadras. A iniciativa contribui ainda com a segurança do acesso dos alunos e professores às escolas, já que os portões também terão iluminações diferenciadas

O projeto também foi desenvolvido para contribuir na melhoria do aprendizado dos alunos. Para tanto, é desenvolvido estudos luminotécnicos dos ambientes, adequando a iluminação às atividades de cada área. Na sala de aula, por exemplo, o aluno pode sentar em frente à lousa ou no fundo da sala. A nova instalação garante uma luminosidade uniforme para todo o ambiente.

A parceria entre AES Eletropaulo e Secretaria iniciou em 2007. Desde então, 668 escolas foram contempladas, além de duas sedes administrativas da Secretaria, localizadas na Praça da República e no Largo do Arouche. No total, já foram investidos R$ 28,7 milhões nesta iniciativa. O resultado foi uma economia total de 19.635 MWh/ano, suficiente para abastecer pelo mesmo período cerca de 7,3 mil residências com consumo médio de 225 KWh/mês.

Pesquisa revela 90% de aprovação do projeto

De acordo com pesquisa da AES Eletropaulo realizada nas escolas que já foram modernizadas, o projeto obteve 90% de aprovação de alunos e professores. Entre os motivos mais citados no estudo por pais, estudantes e dirigentes das escolas em relação à percepção da modernização das instalações, estão: mais segurança nas escolas e melhora no ambiente para a aprendizagem.