O Peixe Urbano irá patrocinar projetos de startups que pretendem criar soluções inovadoras utilizando a sua API (application programming interface), através do programa Startup Farm. Com a ação, o site pretende estimular a criação de novos produtos baseados em sua rede de ofertas, além de fomentar o empreendedorismo nacional.

A API permite que outros sistemas acessem a base do Peixe Urbano e extraiam e filtrem diversas informações relacionadas às ofertas do site, possibilitando a visualização e até a compra de cupons em ambiente de teste. “Com estes recursos, será possível que desenvolvedores criem novas aplicações, como aplicativos móveis, alertas de ofertas, widgets e o que mais a criatividade permitir”, diz Alexander Tabor, Sócio-Fundador e CTO do Peixe Urbano.

O Startup Farm é um programa que, com ajuda de mentores, auxilia na criação e aceleração de startups digitais. Um grupo de até 50 empreendedores trabalhará junto no espaço de co-working The Hub, em São Paulo, durante 30 dias e participará de diversas atividades para a formatação do negócio. São tópicos que vão desde o dimensionamento do mercado, formação de equipes, até a análise financeira e de modelo de negócios. No final do programa, cada time apresentará o seu projeto a uma banca de investidores em evento aberto.

Segundo Felipe Matos, organizador do Startup Farm, a parceria com o Peixe Urbano permitirá que mais empreendedores possam criar projetos consistentes no cenário do empreendedorismo digital brasileiro, que está cada vez mais aquecido. “Estamos em um período extremamente favorável para o empreendedor digital, com crescente oferta de investimentos e perspectiva econômica positiva no País. É preciso, contudo, maior preparo desses profissionais, em geral ainda muito inexperientes no Brasil. Nosso mercado ainda é muito recente e tem um enorme potencial”, explica.

A primeira edição do programa ocorre em São Paulo, de 20 de agosto a 19 de setembro, no período noturno. As inscrições podem ser feitas em www.startupfarm.com.br até esta quinta-feira, dia 18/08. “Pretendemos realizar o programa em outras cidades brasileiras até o final do ano”, agrega Matos.