A Avenida Paulista terá a reinauguração da iluminação da torre da TransBurti, um dos principais marcos locais. O ponto tornou-se conhecido pelo conjunto colorido de luzes que lembra um arco-íris. A estrutura de 42 metros pode ser vista de vários bairros da cidade e suas cores voltam a brilhar a partir da próxima quarta-feira (03/08), às 20h. A torre estava sem a tradicional iluminação por conta dos trabalhos de troca do sistema de lâmpadas. No total, a armação metálica conta com 576 metros de tubos de neon italiano.
A construção, inaugurada em agosto de 1995, tem como objetivo abrigar o conjunto de antenas da Burti, empresa de soluções de tecnologia e impressão para o mercado de marketing. O sistema TransBurti foi o primeiro do mundo a interligar agências, veículos, anunciantes e fornecedor (Burti). Além disso, a tecnologia é pioneira no setor privado para a transmissão de dados em alta velocidade por meio de radiofreqüência, quando ainda nem se falava em banda larga no Brasil. Com links que podem transmitir até 1 GB por segundo, a rede é a ligação direta entre cerca de 40 agências de publicidade a todos os principais jornais e revistas do País.
Idealização criativa da iluminação da torre
O projeto de concepção para a disposição das luzes é baseado na escultura “The Ladder”, de Antonio Peticov, nome da arte contemporânea brasileira. O renomado artista tem seu trabalho criativo concentrado, em grande parte, no espectro de cores que possui sete tons: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul escuro e violeta. Na obra, os degraus da escada remete ao imaginário da civilização, onde o espectro se firma como a continuidade da vida, interligando a matéria (cor vermelha) ao espírito (cor violeta).
“A ‘Torre’ segue o mesmo conceito. Neste caso, o objeto estético, além de simbolizar a conquista humana, representa a transmissão e recebimento de informações ou sinais”, explica Peticov. No topo da construção, as luzes brancas dão o desfecho com a cor que resulta da transposição de todas as tonalidades do espectro.