Com desenhos e animações feitos à mão e uma estratégia de jogabilidade bem simples, o Smelly Cat, da desenvolvedora brasileira Ipanema Games, é mais um exemplo de game simples e viciante, que vem atraindo cada vez mais usuários. Disponível na App Store do Brasil desde 15 de julho, o jogo atingiu a marca de 25 mil downloads em apenas uma semana, o que lhe rendeu a 5ª posição (verificada no dia 22 de julho) no ranking da categoria entretenimento para iPhone/iPod touch.

O Smelly Cat conta a história de um gato fedido (como o próprio nome diz), que precisa tomar banho se quiser conquistar a sua amada. São mais de 30 objetivos que desafiam o jogador a controlar o gatinho e levá-lo até a banheira, ao mesmo tempo em que persegue aquários e novelos, foge de cachorros e coleta itens especiais como sabonetes e xampus. O jogo possui um total de 60 fases, das quais 12 são disponibilizadas gratuitamente – o restante pode ser adquirido dentro do próprio aplicativo ao custo total de US$ 1.

Luiz Menezes, um dos desenvolvedores do Smelly Cat, considera que o sucesso inicial do aplicativo mostra que o mercado de games brasileiro, apesar de pouco desenvolvido, tem muito potencial. “Estamos gostando bastante dos resultados, sobretudo porque este foi o primeiro produto que lançamos. Com isso, pretendemos em breve já apresentar outro jogo ao mercado neste mesmo modelo”, diz.

Compatível com o iOS 3.0 ou superior, o Smelly Cat pesa 19,8MB e pode ser integrado não só ao Game Center, mas também ao Twitter e ao Facebook.