A lista de jogos com os maiores faturamentos da Apple até o presente momento é amplamente dominada por jogos que são gratuitos para download. Jogos como o Tap Pet Hotel e Poker Zynga fazer parte da lista, e o infame Smurfville – que os críticos têm acusado de estimular jovens usuários a acumularem despesas nas conta de iTunes dos pais – também está no topo.

De acordo com o site TG Daily uma análise feita pela empresa Flurry mostra que jogos gratuitos para iPhone faturam duas vezes mais dinheiro que aqueles que cobram para serem disponibilizados. Tudo por conta das In-App Purchases (ou compras feitas dentro dos aplicativos).

No Smurfville, os usuários podem facilmente comprar moedas virtuais, as chamadas smufberries, por US$ 99 com simples toques na tela, e sem necessidade de autenticar a conta no iTunes previamente.

Ainda de acordo com a Flurry, 94% dos jogadores não chegam a desembolsar valor algum com esses jogos, porém os 6% restantes fazem downloads de jogos gratuitos e costumam gastar altas quantias de dinheiro. O estudo concluiu que usuários podem chegar a gastar centenas ou até mesmo milhares de dólares ao longo da vida do aplicativo.

Então, talvez seja melhor você ficar atento ao brincar com algum app para iPhone que se autoproclama grátis. Pois são bem altas as chances de que os “jogos gratuitos” vão acabar custando para você mais do que um jogo com os custos devidamente disponiblizados.