Cerca de 25% dos usuários da versão beta do Facebook têm pelo menos um amigo que espalha conteúdo malicioso, ou seja, um em cada quatro usuários pode colocar a conta de seus contatos em risco, apontou uma pesquisa realizada pela BitDefender, empresa especializada em segurança, divulgada na terça-feira (05/07).
Conforme o crescimento da consciência pública sobre as ameaças presentes em redes sociais, verificou-se que 24,6% dos usuários da versão beta da ferramenta Safego da companhia tinham pelo menos um amigo que postou um item infectado, como um aplicativo suspeito ou um link para mais conteúdos potencialmente nocivos. Tais itens podem ter consequências graves, incluindo a recepção e-mails maliciosos específicos e até mesmo roubo de identidade.
“Essas estatísticas reforçam o fato de que todos devem ter cautela ao usar redes sociais – para o seu próprio bem e o dos seus amigos. Confiar simplesmente que as pessoas não vão postar conteúdo malicioso não é suficiente, pois em muitos casos, eles podem fazê-lo sem perceber devido à aplicação postar em nome do usuário”, afirmou o chefe do laboratório de ameaças online da BitDefender, Catalin Cosoi, em comunicado oficial enviado à imprensa.