PROJETO SOCIAL DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COMEMORA A FORMAÇÃO DE 4000 JOVENS NO BRASIL
Programa leva capacitação e oportunidade de emprego para jovens de baixa renda em todo o Brasil e América Latina

A Diageo, líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium que inclui marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Guinness e Baileys, comemora a capacitação profissional de 4000 jovens, preparados para atuarem no mercado de trabalho. Esta conquista se realiza por meio do programa Learning for Life (Aprendendo para a Vida) que beneficia jovens de baixa renda de toda a América Latina, os tornando aptos a atender oportunidades de emprego nas áreas de Bares, Turismo e Varejo.

O programa é referência internacional e seu modelo é aplicado em programas de capacitação profissional de outros países da América Latina, Europa, África e Ásia. No Brasil, os projetos oferecidos pelo Learning for Life estão presentes em mais de 20 cidades brasileiras de diversos estados, incluindo Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Maceió e o Distrito Federal.

Destinado a jovens adultos de 18 a 29 anos, economicamente desfavorecidos, o programa Learning for Life vem ao longo de 10 anos de existência, capacitando profissionais para atuarem em bares, restaurantes, hotéis, casas noturnas, lojas e varejo em geral. Lançado pela Diageo nas regiões da América Latina e Caribe, o programa conta com uma rede de parceiros para a implementação de cursos práticos e teóricos em diversas disciplinas.

“O programa Learning for Life tem como meta ampliar as oportunidades dos jovens em encontrar empregos e se tornarem profissionais economicamente ativos nas comunidades em que vivem. Ao investir na capacitação profissional de jovens e incentivar a formação do caráter, o programa atua não apenas para formar profissionais, mas para oferecer uma formação cidadã, com profissionais cientes de seus direitos e deveres”, afirma Luiz Eduardo Osório, Diretor de Relações Corporativas da Diageo.

Em todo o mundo, incluindo cerca de 15 países, o programa já atingiu mais de 21.000 alunos. Com metas ousadas, o programa visa a formação de 50 mil pessoas em todo o mundo até o fim deste ano. Com o sucesso alcançado em regiões menos favorecidas, neste ano, o programa se prepara para estrear também na Europa, onde está a matriz da empresa global. O índice médio de empregabilidade dos profissionais é bastante positivo, atingindo uma margem de 85%.

Um dos principais temas desenvolvidos durante o programa é o consumo responsável de bebidas alcoólicas, uma preocupação constante da Diageo. “Além de oferecer aos jovens a oportunidade do primeiro emprego, os projetos levam uma formação sobre o manejo responsável de bebidas alcoólicas e a propagação deste conceito nos locais onde venham a trabalhar, e ainda desenvolvimento pessoal e cidadão”, afirma Osório.

Áreas de formação
De modo geral, os programas têm 200 a 300 horas de duração, o que representa um período de três meses. As formações seguem três pilares: Bartender, Varejo e Turismo. No projeto Bartender, os alunos desenvolvem disciplinas de responsabilidade no uso e manejo de bebidas alcoólicas, apresentação pessoal, empreendedorismo, saúde e qualidade de vida, enologia, ética e cidadania, inglês, comunicação, coqueteleira, serviço de café (barista), e alimentos e bebidas. Além disso, realizam estágios em estabelecimentos parceiros, onde muitos jovens já garantem o primeiro emprego.

No projeto Varejo, os estudantes recebem conhecimentos sobre marketing, gestão empresarial, técnicas de Venda, fundamentos do varejo, merchandising e logística. Os programas também incluem módulos de integração com visitas monitoradas às fábricas de bebidas, palestras e acompanhamento pedagógico dos alunos durante os estudos e desenvolvimento de projetos que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas das comunidades onde vivem.

No projeto Turismo, os estudantes são capacitados para atuar na indústria do turismo – hotéis, eventos e os diversos projetos deste segmento. O curso oferece conhecimento teórico e prático do setor como um todo, além de desenvolver habilidades para agir com cortesia, satisfazer as necessidades do hóspede/cliente e superar expectativas.

Por sua atuação, o programa tem transformado a vida de jovens de todo o País. Elaine Brito Santos, aluna do programa em Salvador, conta que estava em busca de uma oportunidade de trabalho e não sabia onde encontrar apoio. “O curso do Learning for Life chegou na hora certa, me estruturando e oferecendo um rumo para minha vida e hoje eu posso dizer que confio mais em meu potencial e sou uma pessoa bem melhor do que era antes”, conta a nova bartender.