As novidades auxiliam ainda mais os pais em relação à segurança dos jovens, principalmente quanto ao uso da Internet, pois a rede trouxe novos desafios na criação dos filhos
A McAfee apresenta ao mercado brasileiro a nova versão da solução de monitoração McAfee Family Protection. O produto permite aos pais protegerem os filhos dos riscos e, ao mesmo tempo, proporciona aos jovens a liberdade de explorarem a Web com segurança, pois auxilia na monitoração das atividades on-line e alerta sobre sites mal-intencionados, intimidações via Internet (cyberbullying), entre outra ameaças digitais. De acordo com a pesquisa TRU Brasil 2011, um estudo anual realizado pela TNS, empresa global de pesquisa de mercado, navegar na Internet é a segunda atividade preferida pelos adolescentes brasileiros.
Segundo a análise, 27,5% dos entrevistados navegam na Web por cerca de 2 horas por semana e, um pouco à frente, em primeiro lugar, está a atividade de assistir à televisão, com aproximadamente 2 horas e 50 minutos. A pesquisa, realizada em dezembro de 2010, nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, avaliou 1.570 jovens do País sob diferentes aspectos relacionados à vida pessoal e familiar, hábitos de consumo e marcas preferidas, mídias e perspectivas para o futuro.
A maioria dos entrevistados, 56%, acessa salas de bate-papo, onde podem compartilhar dados e informações pessoais com estranhos. O estudo aponta ainda grande incidência de acesso à Internet fora de casa, longe do controle e da segurança do lar (56%).
Fonte: TRU Brasil 2011 – TNS
Nove em cada dez jovens acessaram redes sociais nos últimos 30 dias. A presença de pessoas desconhecidas é comum nesses sites; 37% dos jovens possuem amigos virtuais que não conhecem offline, mas planejam um dia conhecer e 37,6% dos jovens concordam que gostam de realizar atividades arriscadas ou perigosas tanto online como offline, um em cada cinco jovens (19,6%) sofre bullying por SMS e 18,4% sofrem cyberbullying.
Novos recursos atendem ao atual comportamento dos jovens
O gerente da área de Consumer da McAfee do Brasil, Sérgio Oliveira, alerta sobre o risco relativo ao compartilhamento de informações pessoais, incluindo foto, nas redes sociais. “Com a popularidade dos sites de relacionamento, os jovens estão expostos a conteúdos inadequados. O compartilhamento de dados e download de arquivos gratuitos podem ainda tornar os computadores vulneráveis a riscos”, comenta o executivo.
Estatísticas internacionais recentes mostram que a maioria dos adolescentes usa demasiadamente a Internet e, muitas vezes, de maneira que os pais ignoram, pois 59% dos adolescentes disseram saber como esconder dos seus pais o que fazem na Internet. A maioria dos jovens, 73% dos entrevistados, acessa sites de redes sociais.
Outra atividade muito realizada pelos adolescentes é assistir a vídeos em sites de compartilhamento – 75%. Segundo pesquisada PEW, 62% dos jovens utilizam mensagens instantâneas e 33% trocam arquivos de música e vídeo em redes de compartilhamento de arquivos, como o LimeWire ou o FrostWire.
“As preocupações na Internet em relação a jovens e adolescentes não são o que era há dois anos”, afirma Todd Gebhart, vice-presidente executivo e gerente geral da divisão McAfee Consumer, Mobile and Small Business. “Para os pais, o McAfee Family Protection é uma ferramenta poderosa para entender como seus filhos utilizam a Internet”, ressalta.
“Os pais podem optar por bloquear categorias de sites, excluir apenas alguns sites, ou não bloquear absolutamente nada e simplesmente analisar os relatórios de atividade on-line. O McAfee Family Protection dá aos pais o poder do conhecimento. Saber o que seus filhos fazem na Internet dá a oportunidade de iniciar um diálogo com eles. Quando os pais conversam com seus filhos em casa, os jovens ficam mais propensos a ser usuários responsáveis da Internet também fora de casa”, ressalta Gebhart.
O Family Protection contém a tecnologia McAfee® Safe Eyes®, que, de forma dinâmica, proporciona mais segurança quanto à evolução das ameaças e aos desafios contemporâneos relacionados à Internet. Com esta tecnologia, a solução McAfee Family Protection ganha novos recursos, entre eles: configurações adequadas a cada idade, sendo apropriado para os adolescentes e pré-adolescentes; filtragem de música e jogos on-line, que permite definir o conteúdo a que o jovem terá acesso, capaz de filtrar músicas com letras explícitas no iTunes e sites de jogos on-line.
A nova versão do Family Protection permite ainda gerenciamento avançado de dispositivos remotos, isto é, que os pais alterem as configurações quando não estiverem em casa; relatórios de atividade por e-mail – os pais obtêm relatórios periódicos das atividades de uso do computador pelos filhos. As análises fornecem as informações de que os pais precisam para ter um diálogo significativo com os filhos sobre o comportamento seguro deles na Internet.
Tecnologia SafeSearch
Os principais mecanismos de pesquisa – Google, Bing, MSN, Yahoo, YouTube, Ask, Lycos e Hot Bot – contam com o recurso SafeSearch, que exclui dos resultados de busca conteúdos explícitos e adultos. A solução McAfee Family Protection aciona automaticamente o SafeSearch e, em caso de o jovem tentar desligá-lo, essa atividade é registrada no histórico de pesquisas.
Os novos recursos do McAfee Family Protection também foram atestados pela Comissão Europeia. A função de filtragem conquistou o primeiro lugar entre os programas de controle dos pais, de acordo com o Relatório da Comissão Europeia , obtendo a maior pontuação geral entre 29 produtos de filtragem. A solução recebeu ainda o selo de aprovação do National Parenting Center por dois anos consecutivos. Recebeu o prêmio Editor’s Choice da revista PC Magazine e o primeiro lugar da revista MacFan.
Outras importantes características da nova versão do McAfee Family Protection são:
• O bloqueio da Web permite aos pais bloquearem até 35 categorias de sites censuráveis e filtrar conteúdos inadequados.
• O bloqueio de sites criptografados impede que os adolescentes acessem sites de proxy. Dessa forma, eles não podem tentar contornar os filtros de conteúdo.
• O bloqueio de programas permite aos pais bloquearem qualquer programa, inclusive redes de compartilhamento de arquivos, que podem causar infecções por malware em computadores.
• O monitoramento de mensagens instantâneas permite aos pais monitorarem e gravarem conversas completas por mensagens instantâneas para ficar sabendo de diálogos indevidos com estranhos.
• Os limites de tempo ajudam as famílias a controlarem o tempo que seus filhos passam na Internet: as famílias podem definir o dia e/ou o horário em que seus filhos podem acessar a Internet.
• O bloqueio de e-mail pré-aprova as contas de e-mail que o jovem pode acessar e bloqueia e-mails de origem desconhecida.
• Alertas instantâneos por e-mail/texto podem ser enviados aos pais, em caso de tentativa de acesso a materiais questionáveis.
• A filtragem de redes sociais registra todas as publicações em redes sociais que contenham palavrões e mensagens com informações predeterminadas como confidenciais pelos pais – como endereço residencial, telefone, nome da escola etc.
• A tecnologia de filtragem do YouTube bloqueia a visualização de vídeos questionáveis sem bloquear o acesso ao restante do YouTube.
A nova versão do McAfee Family Protection, no Brasil, está disponível para aquisição no site da McAfee ao preço de R$ 99,00 para até três computadores e é compatível com Windows XP (SP2 ou posterior), Windows Vista (32 e 64 bits) SP1 ou posterior e Windows 7 (32 ou 64 bits).
Para obter mais informações sobre o McAfee Family Protection, acesse http://home.mcafee.com/Store/PackageDetail.aspx?pkgid=342.
Nota: McAfee é marca comercial, registrada ou não, da McAfee ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de terceiros. © 2011 McAfee. Todos os direitos reservados. Os planos, as especificações e as descrições do produto são apresentados aqui apenas para fins informativos e estão sujeitos a mudanças sem aviso. Além disso, são apresentados sem garantias de espécie alguma, sejam elas explícitas ou implícitas.