Bradesco, Petrobras, Banco do Brasil e Skol também integram ranking elaborado pela Interbrand

Entre 25 marcas, a do Banco Itaú foi listada como a mais valiosa do País pelo oitavo ano consecutivo, de acordo com ranking elaborado pela consultoria Interbrand. Avaliada em R$ 24,296 bilhões, a empresa cresceu 18% em comparação com a pesquisa realizada ano passado. Em 2009, o valor registrado pela instituição financeira foi de R$ 20,651 bilhões e, em 2008, ano da fusão com o Unibanco, o valor registrado foi de R$ 10,552 bilhões.O Bradesco segue na segunda colocação do ranking, com a marca avaliada em R$ 13,663 bilhões. Em terceiro aparece a Petrobras, com R$ 11,608, seguida do Banco do Brasil, com R$ 11,309 bi; e Skol, com R$ 7,277 bi.

Além de Skol, a Ambev é citada na pesquisa com outras duas marcas. A Brahma ficou com a sétima posição, com valor de R$ 4,341 bilhões; e a Antarctica, que ocupa a nona posição, com valor de R$ 2,13 bilhões. Acumulado, o valor consolidado das 25 marcas é avaliado em quase R$ 92 bilhões, sendo que as cinco primeiras – as mesmas do ano anterior – representam quase 75% do total. Uma das novidades deste ano ficou por conta da presença de algumas marcas no ranking pela primeira vez. Entre elas, Ciello/Caixa Econômica Federal, Casas Bahia e Ponto Frio. Outro destaque foi a volta da Vale, que ficou de fora da pesquisa no ano passado.

Para chegar a esses resultados, a Interbrand avalia as marcas de acordo com o desempenho financeiro, medindo a capacidade de capturar a preferência dos consumidores e a probabilidade de geração de receitas futuras.

Fonte: Propaganda e Marketing