Programação inclui a segunda edição brasileira do Festival Prix Jeunesse Iberoamericano, além de Mostra, Jornada de Negócios e Workshops
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Acontece, a partir do dia 11 de junho, o ComKids. O evento é o primeiro no Brasil que vai não apenas mostrar e premiar produções voltadas ao público infantojuvenil, mas discutir e fomentar essa produção no país, na América Latina e Península Ibérica. Além do já conceituado Festival Prix Jeunesse Iberoamericano 2011, a iniciativa será composta por mais três eixos: Mostra aberta ao público com peças premiadas, Jornada de Negócios para o mercado audiovisual dentro do Fórum Brasil de TV, e Workshops com profissionais especializados. Tudo isso, de 11 a 19 de junho, em São Paulo.
O selo ComKids é uma iniciativa do Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Criança e Adolescente, fundado em 2002) responsável por promover o Prix Jeunesse Iberoamericano no Brasil. Ele nasce com a proposta de discutir e promover a produção audiovisual voltada ao público infanto-juvenil. A produtora e especialista em mídia infantil Beth Carmona, diretora-presidente do Midiativa começou a conceber o ComKids no ano passado: “Quando trouxemos o Prix Jeunesse Iberoamericano para o Brasil em 2009 pudemos perceber que o mercado brasileiro e latinoamericano estava carente de iniciativas que não apenas premiassem, mas discutissem, capacitassem e facilitassem os negócios no mercado de entretenimento audiovisual infantil”.
Por meio de parcerias com a Fundação Prix Jeunesse Internacional, SESC-SP, Goethe-Institut, Espaço Unibanco de Cinema\Clube do professor, SENAC, Converge Comunicações e Latin American Training Center, o ComKids pretende difundir produções audiovisuais de qualidade a partir de pressupostos de responsabilidade social e desenvolvimento cultural. O projeto visa atingir diversos públicos como pais, crianças, professores, estudantes, profissionais de audiovisual, produtores, representantes de emissoras de TV, publicitários e anunciantes.
A versão iberoamericana do Festival Prix Jeunesse, que acontecerá no SESC Consolação, vai premiar produções e co-produções de canais de televisão, de web e de produtores independentes da América Latina e Península para as diversas faixas etárias, nas categorias audiovisuais: até 6 anos – ficção, até 6 anos não-ficção, 7 a 11 anos – ficção, 7 a 11 anos – não-ficção e 12 a 15 anos – ficção e não-ficção. Além destas, há a nova categoria Conteúdos Digitais e Interativos, que visa atender ao crescente e já expressivo panorama de produções digitais para o público infanto-juvenil, na qual podem concorrer redes sociais, games, rádios online, vídeos interativos, aplicativos e conteúdos para celulares, simulações, etc, produzidos por canais de TV, portais, agências e produtoras.
Confira abaixo a programação do ComKids:
Mostra ComKids – 11, 12, 18 e 19 de junho
Onde: Unidades do SESC e Espaço Unibanco de Cinema/ Clube do Professor
Ao longo de cinco dias será organizada uma exibição de peças audiovisuais premiadas e produzidas em todo mundo, oferecendo ao público brasileiro a oportunidade de entrar em contato com obras que normalmente não integram o circuito televisivo nacional. As exibições acontecerão em salas de cinema e em salas de projeção de espaços culturais e escolas de São Paulo. Haverá sessões especiais para educadores.
Classificação livre
Público: família, crianças, professores
5º. Festival Prix Jeunesse Iberoamericano – 14, 15 e 16 de junho
Onde: SESC Consolação
Exibição e competição de conteúdos audiovisuais e digitais inéditos organizados por categorias: audiovisuais (até 6 anos – ficção, até 6 anos – não-ficção, de 7 a 11 anos – ficção , de 7 a 11 anos – não-ficção, de 12 a 15 anos – ficção e não-ficção) e da nova categoria de conteúdos digitais e interativos para crianças e jovens (portais, redes sociais, games, rádios online, etc).
Público: Diretores, roteiristas, escritores, webdesigners, editores, produtores e programadores de TV, web, games, entre outros.
Jornada de Negócios ComKids Fórum Brasil – 15 de junho
Onde: Fórum Brasil de Televisão
A Jornada de Negócios promove a difusão de novos produtos culturais entre os principais atores envolvidos nos processos de desenvolvimento, produção, distribuição e licenciamento. O eixo Jornada de Negócios terá conferências, debates e apresentação de cases, buscando promover contatos e facilitar a circulação de conteúdos audiovisuais ancorados em valores como qualidade, criatividade, inovação e responsabilidade social.
Público: produtores independentes, produtores executivos, representantes de canais e portais
Workshops – 14, 15 e 17 de junho
Onde: a confirmar.
Uma série de atividades voltadas para produtores, diretores, roteiristas, designers, educadores e estudantes de cinema, produção cultural e áreas afins. As palestras e workshops serão realizados por profissionais especializados do Brasil e do exterior com foco na especialização profissional para área de mídia e infância. Oferecerá também um panorama do audiovisual infanto-juvenil, dos novos modelos de negócio e experiências em mídias digitais, dos mecanismos de financiamento e as possibilidades de co-produção internacional.
Público: Estudantes de audiovisual, produção cultural, pedagogia e áreas afins; produtores, diretores, roteiristas, educadores, executivos e outros profissionais do mercado audiovisual.
Sobre o Midiativa
Centro Brasileiro de Mídia para Criança e Adolescente, a OSCIP Midiativa foi fundada em 2002 com o objetivo de promover a qualidade de produções audiovisuais para jovens e crianças. Em 2009, o Midiativa trouxe para o Brasil a quarta edição do Festival Prix Jeunesse Iberoamericano. Com o sucesso do evento (cerca de 151 produções infanto-juvenis de mais de 12 países de língua espanhola e portuguesa fora exibidas), o Midiativa e o SESC SP realizam em 2011 a segunda edição do Festival no Brasil dentro da programação do novo ComKids.
Os principais parceiros do Midiativa para realização deste grande movimento são: SESC SP, Goethe-Institut, Fundação Prix Jeunesse Internacional, Fórum Brasil de Televisão, Espaço Unibanco de Cinema/Clube do Professor, LATC – Latin American Training Center, Instituto Paulo Montenegro, Centro Cultural da Espanha em SP/AECID, SENAC e Estação Ciência.
Sobre o Prix Jeunesse
A Fundação Prix Jeunesse foi criada em 1964 na Bavária (Alemanha) com o objetivo de promover produções audiovisuais de qualidade para crianças e jovens. A principal atividade da Fundação é o Festival Prix Jeunesse Internacional, que acontece a cada dois anos. A ideia da realização de uma versão iberoamericana do Festival Prix Jeunesse começou a ser desenhada no início de 2001, pelo dinâmico e barulhento grupo de latinos que se conheceu em Munique, a fim de aumentar a participação de seus países num festival mais próximo a sua realidade, e de alcançar uma melhora gradual e sustentável na qualidade das produções audiovisuais infanto-juvenis da região. Até hoje, o Festival Prix Jeunesse Iberoamericano teve quatro edições. As três primeiras foram realizadas em Santiago (Chile), pela UNIACC (Universidad de Artes, Ciencias y Comunicación), e pela CNTV (Consejo Nacional de Televisión), e Goethe-Institut, e a quarta em São Paulo (2009), realizada pelo Midiativa (Centro de Mídia para Crianças e Adolescentes), e pelo SESC SP, em parceria com a Fundação Prix Jeunesse Internacional, Goethe-Institut São Paulo, Centro Cultural da Espanha em SP/AECID, UNICEF, UNESCO, Instituto Paulo Montenegro e Estação Ciência.
http://www.ComKids.com.br
http://www.midiativa.tv/blog/