Receber elogios na frente do restante da equipe é positivo, mas profissional deve estar preparado para lidar com possível ciúmes
Como aceitar (bem) um “não” no trabalho?
Receber elogios ou broncas faz parte do cotidiano de trabalho da maior parte das pessoas. Em ambos os casos, o mais natural é que isso ocorra de forma reservada, porém, nem sempre é assim que acontece, o que pode acarretar consequências indesejadas.
De acordo com a headhunter da De Bernt Entschev Human Capital, Livia Falland, receber elogios na frente do restante da equipe é positivo, mas o profissional deve estar preparado para lidar com uma possível reação de ciúmes por parte de alguns colegas.
“Todos gostam de receber elogios e não há problemas que isso ocorra na frente do restante da equipe. Afinal, é preciso premiar quem fez um bom trabalho. Contudo, o gestor precisa observar qual a melhor maneira de fazer isso para não gerar ciúmes no restante da equipe e não constranger o profissional”, diz Livia.
Críticas
Por outro lado, quando se trata de críticas e broncas, a headhunter acredita que elas não devem ser feitas em público de forma alguma, podendo, acarretar, além de desmotivação na equipe – que fica intimidada e teme ser a próxima vítima – e no próprio profissional, em processo para a empresa.
“Qualquer crítica jamais pode ser feita em público, pois isso é negativo em todos os aspectos, inclusive para o bolso da empresa”, analisa.
Caso uma situação assim aconteça, aconselha a headhunter, o melhor que o funcionário tem a fazer é não argumentar. “O profissional deve ouvir, atentar e permanecer calado, não argumentar para não gerar uma discussão constrangedora. Depois, ele deve tentar falar a sós com o gestor”.
Fonte: Administradores