Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, é um dos nomes que compõem uma lista montada pela revista Fast Company com as 100 pessoas mais criativas do mundo dos negócios. Ele ocupa o 50º lugar. A publicação colocou mais dois brasileiros nesse ranking: Eike Batista, do Grupo EBX (58ª posição), e Oskar Metsavaht, da Osklen (no 73º posto).

O primeiro nome da lista da Fast Company é Wadah Khanfar, diretor geral da Al Jazeera. Na seleção de pessoas criativas estão, além de executivos de empresas do porte de Pepsico, Nike e BMW, representantes do cenário digital, como Jack Dorsey (Twitter e Square, em quarto lugar) e Marcos Weskamp (Flipboard), personalidades da mídia – Oprah Winfrey está duas posições abaixo de Arianna Huffington (Huffington Post Media Group), que é a décima colocada – e artistas como Conan O’Brien (o oitavo na lista), Tina Fey (39º lugar) e Tom Sachs (96º lugar).

Aparecem também empresas como Apple,Google, Microsoft, Facebook e Netflix, mas sem referências a seus principais comandantes. Há ainda instituições como a Universidade de Oregon (no caso, a área de futebol americano) e o MIT Media Lab.

No setor da propaganda, fora o Grupo ABC, há mais um representante: a Wieden Kennedy emplacou John Jay, diretor executivo global de criação, no 41º posto. Em relação ao publicitário brasileiro, a Fast Company diz que, “se você não conhece Nizan Guanaes, logo conhecerá”.

De acordo com a revista, o brasileiro quer levar seu grupo a assumir a nona posição dentre as maiores agências de publicidade antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 – a holding está em 19º lugar no Agency Report de Advertising Age.

Unesco

No dia 27 de maio, em Paris, Nizan Guanaes será nomeado Embaixador da Boa Vontade da Unesco, braço da ONU para a educação. Junto com ele serão homenageados com o mesmo título Oskar Metsavaht e o artista plástico Vik Muniz. O papel como Embaixador da Unesco será exercido por dois anos. A missão é promover causas junto à juventude e à inclusão social, entre outros temas.

Guanaes também integra o alto comissariado da Unaids, outra iniciativa ligada às Nações Unidas, mas esta dedicada ao atendimento de pessoas portadoras de HIV. Na Unaids, o chairman do Grupo ABC tem como uma de suas atribuições discutir e propor campanhas e estratégias de comunicação.