Com foco em reviews gastronômicos, o Tasty Shorts BR prevê a capacitação de nano e micro creators, além da conexão de conteúdos locais com oportunidades de monetização na plataforma

O YouTube Brasil, em parceria com a Creators Platform LLC, anuncia o lançamento do Tasty Shorts BR, programa inédito de capacitação voltado a nano e micro criadores de conteúdo da Grande São Paulo. Com duração de oito semanas, o piloto prevê a formação de uma nova geração de talentos especializados em reviews gastronômicos no formato Shorts, unindo educação prática, visibilidade e monetização via YouTube.

Com aulas conduzidas pelos embaixadores Bia & ClaraJúlio Nascimento, Thiago Quatroque e Bia & Rafa, o Tasty Shorts BR oferece formação sobre produção mobile, roteiro, edição e crescimento orgânico com Shorts. Os participantes também serão capacitados a transformar seus vídeos em receita, explorando caminhos como o YouTube Partner ProgramCreator Funds e ferramentas de performance da plataforma.

“Essa é uma nova geração de creators que ainda está fora do radar da indústria, mas tem muito a entregar. Estamos aqui para empoderar essa base e conectar sua voz a resultados reais — para eles e para os negócios locais”, explica Rodrigo Allgayer, Founder e CPO da Creators Platform LLC.

Conteúdo local, impacto real

O Tasty Shorts BR tem como missão fortalecer a economia criativa e gastronômica local, com incentivo à produção de conteúdos sobre restaurantes, bares e cafés, inicialmente, de São Paulo – que reúne cinco vezes mais restaurantes que o Reino Unido, mas conta com o mesmo número de criadores deste nicho. O piloto deve resultar em mais de 3.500 Shorts originais, que se propõem a transformar a forma de descobrir a gastronomia local, com autenticidade e proximidade.

“Todos os dias milhares de pessoas recorrem ao Google e ao YouTube para encontrar novas experiências gastronômicas. O Tasty Shorts BR é um projeto estratégico e visa contribuir com o ecossistema de criadores, oferecendo conteúdos cada vez mais ricos para os nossos usuários. Estamos animados com o piloto do programa e já planejamos expandi-lo para mais estados”, afirma Bia Mori, Head de Parcerias de Produto do Google Search. 

“Estamos muito felizes em sermos embaixadoras do YouTube Tasty Shorts. É uma honra representar criadores de gastronomia em um projeto tão inovador. Nossa expectativa é que o programa inspire novos talentos valorizando o conteúdo gastronômico para mostrar como a criatividade pode transformar a conexão das pessoas com a comida”, comentam Bia & Clara, apresentadoras do canal ”Reviewsporsp”.

Monetização em pauta

Segundo levantamento da Oxford Economics, entre 2021 e 2024, o YouTube distribuiu mais de US$ 70 bilhões a criadores em todo o mundo. No Brasil, o impacto econômico direto da plataforma ultrapassou R$ 4,85 bilhões, com mais de 160 mil canais monetizados.

O Shorts, principal aposta da plataforma para conteúdo mobile de alta escala, já registra mais de 70 bilhões de views diários, se tornando uma forma de entrada no YouTube Partner Program.

Potencial de expansão global

Tasty Shorts BR é uma iniciativa-piloto com foco inicial em São Paulo, mas já nasce pensado para escala nacional e internacional. A depender dos resultados, o programa deve se expandir para outras capitais brasileiras ainda em 2026 e, posteriormente, para mercados estratégicos como Índia, Estados Unidos e América Latina.

“Estamos criando um modelo replicável que une formação, produção e distribuição de conteúdo em larga escala — com impacto tanto na economia criativa quanto no setor gastronômico”, conclui Allgayer.

Inscrições abertas até 31 de Agosto em Link