O iti, banco 100% digital do Itaú Unibanco, acaba de vencer a 11ª edição do Brasil Design Awards na categoria Impacto Positivo. A marca foi reconhecida como um dos maiores destaques da mais importante premiação de design do país, realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), por ter lançado de forma pioneira no Brasil cartões que oferecem atributos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, como escrita em braile, ausência de números no plástico e recorte na lateral para identificação de qual lado deve ser inserido em maquininhas na hora do pagamento.
De acordo com último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, mais de 6 milhões de brasileiros declaram possuir deficiência visual severa. “Conquistar autonomia financeira ainda é um grande desafio para pessoas com deficiência visual. Entre as dificuldades que geralmente esse público precisa lidar está a diferenciação entre os diferentes cartões, a identificação do lado correto para efetuar pagamentos e o risco de fraudes com a exposição dos dados do cartão no plástico. Por isso, ao lançarmos o cartão do iti, pensamos em alternativas que pudessem oferecer conexão, confiança e liberdade para todas essas pessoas”, afirma Clayton Caetano, superintendente de Branding e Design do Itaú Unibanco.
Os cartões físicos do iti foram os primeiros no país a já contemplar em 100% das emissões atributos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, com escrita em braile e indicação sobre o lado que deve ser inserido em maquininhas por meio de um corte no plástico. Além disso, traz também quesitos importantes de segurança: não há nenhum tipo de numeração escrita no cartão, ou seja, todos os dados são acessados pelo app do cliente, o que reduz chances de fraude.
Em outubro de 2021, o iti superou a marca de 10 milhões de clientes. “O iti possui um propósito bem definido de simplificar a vida das pessoas e ajudar o brasileiro a prosperar. Por isso, além de oferecermos uma solução completa e totalmente gratuita, nossas iniciativas sempre refletem aquilo que o iti acredita que deve ser a relação das pessoas com o dinheiro: democrática, simples, confiável e acessível para todos, proporcionando mais autonomia e causando impacto positivo na vida dos brasileiros”, destaca Fabiola Lobato, superintendente de Marketing do Itaú Unibanco.
Já no fim de novembro, o iti conquistou outra marca inédita: alcançou a primeira posição no ranking de aplicativos com mais downloads na Play Store, loja de apps para dispositivos Android, dentro da categoria Finanças – uma das mais disputadas da plataforma.