Aplicações inovadoras em meios de pagamento tornam as cidades mais inteligentes e trazem conveniência e segurança à população dos grandes centros urbanos
A Mastercard apresentará, no Workshop de Mobilidade Urbana (4 de setembro – bloco 2) e no Fórum de Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades (05 de setembro, às 16h30), durante o Connected Smart Cities, em São Paulo, suas soluções e projetos desenvolvidos em parceria com empresas de transporte público, emissores e governos para criar cidades cada vez mais inteligentes.
Fernanda Caraballo, diretora de desenvolvimento de negócios da Mastercard para Brasil, revela que a Mastercard desenvolve iniciativas para promover a mobilidade nas grandes cidades por meios de sistemas de pagamento eficientes, transparentes e seguros. “Os setores público e privado devem se unir para tornar as cidades mais conectadas, eficientes e inclusivas”, complementa.
Segundo levantamento realizado pela Mastercard, hoje, aproximadamente 30% dos pagamentos no transporte público no país são feitos em dinheiro, o que gera custos operacionais e logísticos para o operador, além de falta de troco e de segurança. Para o consumidor, os problemas também são grandes pelo risco de assaltos e perda financeira também por falta de troco.
No Brasil, o sistema de trens do Rio de Janeiro e toda a frota de ônibus de Jundiaí já contam com soluções da Mastercard. Nas duas cidades, as inovações implementadas permitem aos usuários de transporte público utilizarem cartões de crédito, débito e pré-pago (sem contato) além de cartões registrados em carteiras digitais de celulares para pagarem suas passagens diretamente nas catracas, sem necessidade de enfrentar filas em bilheterias, de forma simples, rápida e eficiente.
Atualmente, a Mastercard e seus parceiros possibilitam que usuários de mais de 80 cidades, em todo o mundo, paguem sua viagem de transporte público simplesmente aproximando seu cartão ou passando seu smartphone.
O Fórum de Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades faz parte da programação do Connected Smart Cities, que acontece nos dias 4 e 5 de setembro, em São Paulo, e que reúne empresas, entidades e governos para promover discussões, troca de ideias e estimular a inovação no setor público