Holding lançará empresa ainda neste ano com jogador do Corinthians como presidente; estratégia visa atender demandas da Copa do Mundo de 2014
O futuro de Ronaldo “Fenômeno”, após o jogador abandonar as chuteiras, terá escritórios e negociações como pano de fundo. Isso porque o jogador será o presidente executivo de uma nova empresa do Grupo WPP, com foco no esporte e entretenimento e missão de preparar o “terreno” para a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil.
A sede da empresa, que deve ter o número “9” (o da camisa de Ronaldo) no nome, será em São Paulo, mas a atuação terá alcance internacional, oferecendo suporte a todas as empresas da holding mundo afora. O lançamento deve ocorrer entre o final de agosto e início de setembro deste ano.
Os detalhes foram passados por Sérgio Amado, presidente do Grupo Ogilvy no Brasil (de onde surgiu a ideia), que está à frente das negociações. Segundo o executivo, a proximidade da agência com o jogador, conquistada, principalmente, após o lançamento da página no Twitter “ClaroRonaldo”, facilitou o início das conversas, no final de 2009. Depois disso, o jogador foi apresentado, em maio deste ano, a Martin Sorrell, presidente do WPP, em evento sobre as oportunidades do esporte, no Rio de Janeiro.
Amado explica que até o final do contrato de Ronaldo com o Corinthians, que termina em 2011, o jogador será presidente da empresa, mas ainda não exercerá cargo executivo (isso só acontecerá após seu desligamento com o clube). Nomes para essa ocupação ainda estão sendo estudados. “Ronaldo passará a ser um executivo assim como eu, oferecendo seu expertise para a criação de projetos para as marcas do grupo. Não haverá nenhuma relação com a utilização do jogador como garoto-propaganda das ações”, afirma, dizendo ainda que essas transações continuarão a ser negociadas pelos empresários do Grupo R9, de Ronaldo.
Mesmo que o jogador tenha somente uma relação empresarial com a nova operação da holding, é inegável que ele emprestará o prestígio internacional de sua imagem para o negócio, afinal, o nome Ronaldo vende, e muito. Até hoje, seus principais contratos de patrocínio pessoal – como Ambev e Nike (que está com o jogador desde que ele tinha 18 anos) – mantêm os valores praticados quando ainda ele jogava na Europa. Além disso, ele é um dos garotos-propaganda mais queridos do País, realizando trabalhos, mais recentemente, para Claro, Brahma e Bozzano. Nem o caso polêmico de seu encontro com travestis, ocorrido em meados de 2008, chegou a abalar significadamente sua imagem.
Maior goleador da história das Copas do Mundo, três vezes eleito o melhor jogador do planeta pela FIFA, o jogador também apareceu em episódio da famosa série norte-americana “Os Simpsons” – mais um exemplo de sua popularidade na mídia.
por Daniela Dahrouge do Propaganda e Marketing
Posted with WordPress for BlackBerry.