Novo perfil de consumidor impulsiona a inovação e exige que as empresas estejam mais atentas às novas tecnologias
O mundo está passando por um momento de grande transformação, que inclui a tecnologia avançando exponencialmente e os clientes se tornando mais exigentes e imediatistas. Para não ficar atrás, é essencial que as empresas inovem, tenham conhecimento sobre o perfil do novo consumidor e não fiquem de fora da transformação digital. É o que defende a Orbitall, empresa do grupo Stefanini especializada em contact center e processamento de meios de pagamento. De acordo com Silvia Aragão, diretora comercial e de novos negócios da Orbitall, um dos focos das empresas, principalmente quando se fala em relacionamento com o consumidor, deve ser as redes sociais. “Estar presente nos mais diversos canais, como Whatsapp, facebook, SMS, chat ou telefone, é importante para oferecer uma experiência rápida, simples, intuitiva e personalizada para o consumidor. A Inteligência Artifical chega para complementar essa área com interações multicanais, além de oferecer mais comodidade para esse novo cliente, que passa a contar com uma jornada diferenciada”, explica a diretora. Pesquisa recente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indica que 73% dos clientes preferem entrar em contato com uma empresa por meio de um chat inteligente. A Orbitall conta com uma solução multicanal para atendimento ao consumidor, que utiliza ferramentas que proporcionam inteligência por meio de Analytics e clusterizações para disparo assertivo de campanhas, até chats inteligentes que, por diferentes níveis de criticidade, respondem às principais dúvidas com inteligência artificial. Novo Consumidor A Orbitall conta com a ajuda da Stefanini Inspiring, coligada do grupo Stefanini focada em P&D de soluções para força de vendas, para ofertar soluções de campanhas de engajamento, que promovam ofertas imediatas e tangíveis e atendam este novo perfil do consumidor. “As campanhas de fidelidade que demandavam certo prazo para que os clientes recebessem o seu benefício já não são tão eficientes quanto antes, justamente pelo fato de o cliente de agora ser mais imediatista. Os motores da campanha devem estar sob a gestão do marketing, permitindo ações customizadas para engajar o cliente, por meio de uma experiência prazerosa, que transita entre o físico e o digital”, explica Silvia Aragão. Segundo a diretora, no modelo de engajamento, é importante entender o comportamento do consumidor para oferecer a promoção exata e garantir que a ação tenha sucesso. Tecnologias como a geolocalização, além dos próprios aplicativos, podem ser grandes aliados para potencializar as ações. “As empresas que atuam no mercado B2C e também as do B2B terão que enfrentar o grande desafio de utilizar as tecnologias e conceitos disponíveis para se tornarem disruptivas. Este é o grande momento e quem não inovar poderá ficar para atrás”, finaliza Silvia Aragão. |