A plataforma – totalmente aberta a desenvolvedores, permitindo a inovação colaborativa – redesenha a experiência
do lojista em todo o processo de venda, controle e gestão do seu negócio
A Cielo apresenta nesta terça-feira a Cielo LIO, uma nova plataforma idealizada do hardware ao software para atender às necessidades do varejo brasileiro com autonomia e agilidade. Com um sistema operacional próprio, o CieloOS – baseado em Android –, o lançamento permite a inovação colaborativa com o desenvolvimento de aplicativos próprios, em um ambiente aberto e altamente adaptável para cada perfil de cliente. A loja de aplicativos Cielo Store estará disponível na plataforma a partir do segundo semestre de 2016.
A Cielo LIO não é apenas uma solução de pagamento, mas uma plataforma de controle e gestão de negócios. As primeiras unidades entram em operação no varejo em maio. A expectativa da companhia é atingir 50 mil unidades em todo o Brasil até o final do ano e um milhão nos próximos cinco anos.
“A Cielo LIO é fruto de tudo o que vimos fazendo nos últimos anos de maneira consistente, considerando o dinamismo da nossa indústria no Brasil e no mundo, um cenário de total efervescência de ideias. Da mesma forma que temos a inquietude como nossa marca registrada, estamos criando um mercado novo com o objetivo de provocar a nossa indústria e possibilitar a reinvenção do varejo”, afirma Rômulo Dias, presidente da Cielo.
A primeira versão da família Cielo LIO já vem com funcionalidades que facilitam o dia a dia do negócio do varejista.
Principais funções disponíveis:
– Criar um catálogo de produtos ou serviços;
– Registrar pedidos com leitura de código de barras por meio da câmera integrada;
– Fazer o controle de estoques (de uma loja de roupas, por exemplo);
– Gerenciar pedidos de mesas e dividir contas com a calculadora integrada – no caso de um bar ou restaurante.
Além disso, a Cielo LIO também recebe pagamentos, envia o comprovante digital para o consumidor e possibilita ao lojista a consulta de extratos e relatórios de vendas por período.
Exemplos de telas da Cielo LIO
“Repensamos a experiência do lojista na hora de fazer pagamentos, diferente de tudo o que o segmento já conhece. Nosso foco foi pensar em como tornar essa experiência totalmente amigável e intuitiva para o nosso cliente, que esteve no centro de todo o processo”, explica Danilo Caffaro, vice-presidente de Produtos e Negócios da Cielo. “A Cielo LIO foi idealizada por nós para criar uma plataforma não só inovadora, mas também transformacional. Isso porque as possibilidades são infinitas, com potencial de mudar significativamente a relação do lojista com o consumidor”, diz.
Por dentro da plataforma
O software da Cielo LIO tem como suporte uma estrutura de hardware robusta, com funções ainda muito novas para o segmento, como câmera, bluetooth e sistema multiconexão (Wi-Fi e 3G). O aparelho tem uma característica de autosserviço, com FAQs, vídeos tutoriais e um tour virtual embarcados, além de um aplicativo de mensagem instantânea para atendimento online.
Todas as atualizações de software serão feitas pela Cielo remotamente e disponibilizadas para download no próprio aparelho. A companhia também publicará APIs, um conjunto de normas que permitem que qualquer parceiro ou desenvolvedor interessados desenvolvam aplicativos para o CieloOS.
“Por ser uma plataforma aberta, vamos aproveitar o conhecimento de cada um dos players para oferecer a melhor solução final para o cliente”, diz Caffaro. Três parceiros – NCR, Linx e VTEX – já estão em processo de desenvolvimento de suas soluções de gestão e automação comercial para o CieloOS.
O pré-cadastro para a Cielo LIO está disponível no site: www.cielolio.com.br.
Vídeos Tutoriais
Como realizar uma venda na Cielo LIO
Principais novidades da Cielo LIO
Como acessar e consultar seus comprovantes na Cielo LIO