Na última terça-feira (11), o estudo realizado pela MITI Inteligência revelou o desempenho com as redes sociais das maiores empresas de cada setor, listadas pela revista Exame em 2010. O estudo apontou que, entre as 18 companhias analisadas, a Telefônica e a TAM apresentaram o maior número de citações negativas nas redes.
No entanto, ao Adnews, a empresa que cuida das contas digitais da operadora de telefonia justificou os resultados negativos e apresentou novos números. Segundo a MWeb, no período de 15 a 21 de dezembro de 2010 – mesmo perído da pesquisa da MITI -, a empresa recebeu 4060 citações nas redes sociais. Destas menções, 42,9% foram negativas. Os índices, de acordo com a Mweb, estão acima da média histórica da companhia, em função das fortes chuvas que caíram na cidade de São Paulo nesta semana.
A empresa pontua ainda que, em novembro, antes das chuvas, as citações negativas ficaram em 35% do total. A pesquisa da MITI – que divulgou 1.922 citações, sendo 48,2% desfavoráveis -, entretanto, contempla apenas o Twitter e o Facebook, diferentemente do levantamento da MWeb, que aponta resultados levando em consideração toda rede.
Veja o comunicado da MWeb na íntegra:
“Em relação à nota “Telefônica e TAM estão entre as mais mal faladas nas redes sociais”, publicada por este veículo em 11/01/2011, a Telefônica informa que não procede a informação de que ela teria tido, no período de 15 a 21 de dezembro de 2010, 1922 citações nas redes sociais, sendo 48,1% negativas. No período compreendido, de apenas uma semana, foram realizadas 4060 citações. Destas menções, 42,9% foram negativas. Este índice está acima da média histórica da companhia, em função das fortes chuvas que caíram na cidade de São Paulo no período. Vale lembrar que a Telefônica, que atende 15 milhões de clientes no Estado de São Paulo, presta serviços de telefonia fixa, telefonia pública, internet em banda larga e TV por assinatura em todas as regiões, inclusive – e diferentemente de outras companhias de telecomunicações — nas mais remotas e periféricas, que normalmente sofrem mais em sua infra-estrutura no período de chuvas fortes. Em novembro, por exemplo, antes do período de chuvas, as citações negativas ficaram em 35% do total. A Telefônica considera ainda que qualquer levantamento tendo por base um período tão curto não é satisfatório para determinar com precisão o índice de exposição de uma empresa nas redes sociais. Os dados deste levantamento são auditados pela agência de comunicação MWeb, que tem 80 mil robôs proprietários e que realiza monitoramento de imagem para as grandes corporações do país. As informações estão disponíveis para a consulta do veículo.”
Fonte: AdNews