· Recorde histórico de vendas: 2.142.000*
· Forte progressão dos volumes: +16,3%
· Primeira marca automobilística francesa no mundo
· Recorde de vendas na história da Marca no Brasil: 90.326 (+10,35%)
FATOS MARCANTES 2010
1. Sucesso da ofensiva comercial:
Recorde histórico das vendas mundiais: 2.142.000 (+16, 3%);
Primeira marca automobilística francesa no mundo pelo segundo ano;
+ 1 lugar no ranking das marcas automobilísticas mundiais (9º);
+ 6 pontos de crescimento das vendas fora da Europa (46%);
+ 0,3 ponto de aumento da participação no mercado VP+VUL na Europa** (7,6%);
+1 lugar na Europa (Peugeot 4º);
+ 0,9 ponto de participação no mercado B to B na Europa (8,1%);
+ 36% de vendas VUL no mundo.
2. Novo projeto de Marca lançado no ano de seu bicentenário: sucesso inédito em matéria de
estilo e de inovação, e conquista de novos territórios:
• Uma expressão estilística forte com SR1, HR1 e EX1;
• RCZ: 17 mil vendas, um cupê que se tornou referência;
• iOn: mais de 1.160 pedidos e numerosos acordos comerciais na Europa;
• Uma implantação rápida na Europa da oferta de mobilidade Mu by Peugeot;
• 3008 (30 % acima do objetivo): referência, com o 5008, no segmento dos monovolumes;
• 408 na China e Hoggar no Brasil: produtos específicos para mercados específicos;
• 908 HDi FAP ganhou a primeira edição da Intercontinental Le Mans Cup.
3. Perspectivas 2011: ampliação da ofensiva de produto e ambiental, do desenvolvimento
internacional e das ofertas de serviços:
• 508 na Europa e na China, 408 na América Latina;
• Primeiro híbrido diesel no mundo: 3008 HYbrid4;
• Tecnologia e-HDi no 508 e no 308;
• Continuação da implantação do Mu na Europa.
* VM+ED
**Europe : UE+AELC+Croácia
SÍNTESE
As ofensivas de Produto, Estilo, Imagem e Serviços fazem de 2010, ano do bicentenário da Peugeot,
o ano de todos os recordes. Com efeito, o total de 2.142.000 vendas, a aceleração da ofensiva
internacional, o desenvolvimento rápido das novas ofertas de serviços, a nova identidade de Estilo e
o lançamento de quatro produtos de um total de 14 previstos até 2012, marcam o sucesso da
Peugeot no último ano.
Em 2010, a Peugeot consolidou sua posição de primeira marca automobilística francesa no mundo,
com alta de 16,3% nas vendas e uma participação de 3% no mercado mundial.
As vendas realizadas fora da Europa alcançaram 46%, ganhando seis pontos em comparação com o
ano de 2009 e batendo um novo recorde. Esta progressão, particularmente forte no 2º semestre, se
concretizou através do sucesso obtido nas zonas de desenvolvimento prioritário da marca: Ásia
(+38,9 %), Rússia (+34 %) e América Latina (+24 %), como também na zona que compreende África e
Oriente Médio.
Na Europa, a Peugeot registrou crescimento nas vendas pelo terceiro ano consecutivo:
+ 3,3% . A participação no mercado VP+VUL aumentou 0,3 ponto na comparação com 2009,
atingindo 7,6%. Assim, a Peugeot avança uma posição no ranking e se torna a quarta marca do
mercado europeu pela primeira vez em sua história.
No Brasil, mercado prioritário da Marca na América Latina, a Peugeot registrou um recorde
histórico de vendas desde o início de sua atuação no país, em termos de volume: foram 90.326
unidades comercializadas, total que corresponde a um crescimento de 10,35% em relação a 2009,
com 2,7% de participação de mercado.
Além de acompanhar o ritmo de crescimento do mercado brasileiro no acumulado do ano, a Marca
acelerou as vendas no segundo semestre, obtendo uma progressão de 15,7% em relação a igual
período do ano anterior e de 24,2% quando comparada ao primeiro semestre de 2010.
Com a chegada do 3008 ao país no final do ano e o lançamento do sedã 408 ainda no primeiro
trimestre de 2011, a expectativa é de que a Marca registre, neste ano, um crescimento superior à
média do mercado.
Sucesso inédito em matéria de Estilo e de Inovação
Com o lançamento de quatro novos modelos em três continentes, a Peugeot demonstrou sua
capacidade de renovação e de concretizar seu desenvolvimento internacional, exatamente no ano
em que comemorou seus 200 anos de história.
O RCZ, comercializado desde abril de 2010, teve mais de 17 mil exemplares vendidos, situando-se
25% acima do objetivo. Em menos de um ano de comercialização, o RCZ tornou-se uma referência
no segmento dos cupês topo de linha.
O 408, comercializado desde abril de 2010 na China, já registrou 42 mil vendas, posicionando-se de
acordo com os objetivos fixados. Pouco a pouco, a Peugeot está se instalando no segmento mais
importante do mercado.
No Brasil, a Hoggar está sendo comercializada desde maio e já ultrapassou 4 mil unidades
vendidas. A Hoggar consolida, assim, a presença da Peugeot num segmento em progressão e que
contribui para a imagem da Marca.
Os pedidos registrados para o iOn , a oferta 100% elétrica da Peugeot, já absorvem todo o volume
de produção previsto para o primeiro trimestre de 2011.
Êxito sem precedentes da capacidade da Marca de conquistar novos territórios e manter sua
posição no centro da gama
Os Peugeot 3008 e 5008 contribuíram para ampliar a cobertura de mercado da Peugeot no
segmento dos veículos monovolumes compactos. O 3008, cujos objetivos foram ultrapassados em
30%, e o 5008 registraram vendas superiores a 200 mil unidades.
Com estas duas novidades muito bem recebidas pelo consumidor, as vendas dos modelos do
segmento C passaram a representar 34% (+ 6 pontos) das vendas mundiais da Marca,
considerando-se que um terço é composto por modelos 3008 e 5008.
Vale lembrar que num contexto muito competitivo, sustentado por incentivos fiscais ligados ao CO2,
a atratividade da dupla 206 + 207 (826 mil vendas) contribui positivamente para a posição da
Marca neste aspecto, dentro do mercado europeu.
Presença forte junto dos clientes profissionais.
A Peugeot também teve uma progressão acentuada no mercado de VUL: +36 %. Com uma oferta de
veículos completa, que vai do Bipper ao Boxer, a Peugeot satisfaz plenamente as expectativas do
cliente deste mercado profissional. Cabe, ainda, evidenciar a forte progressão do Bipper (+30 %) e
do BOXER (+53 %).
Esta atividade conta com o apoio e empenho absoluto da rede de concessionárias. Assim, em 2010,
com mais de 450 business centers e 200 contratos de grandes contas assinados, a Peugeot realizou
um excelente crescimento no mercado dos profissionais: sua participação no B to B na Europa
passou de 0,9 para 8,1%.
Novo projeto de Marca lança o ano do Bicentenário: Peugeot na ofensiva
Com uma nova assinatura e vários eventos para celebrar os 200 anos da Peugeot, 2010 foi um ano
em que a Marca iniciou uma profunda renovação de seu estilo, sua imagem e seus serviços. Esta
renovação se manifestou plenamente por meio dos numerosos carros conceito apresentados ao
longo de todo o ano: BB1, SR1, EX1, HR1.
No esporte, o Team Peugeot Total, com seus 908 HDi FAP, escreveu uma nova e vitoriosa página
da história das provas de resistência, conquistando a primeira edição da Intercontinental Le Mans
Cup, com destaque para uma vitória espetacular na China.
A ofensiva de serviços da Marca resultou numa aceleração da oferta na Europa:
• Presente atualmente em 13 cidades da Europa, a oferta inovadora de mobilidade Mu foi aprovada
por mais de 6 mil clientes e já incorporou novos serviços: entrega do veículo em domicílio, veículo
compartilhado, aplicação i-phone etc.
• Em um ano, o volume das vendas de contratos de serviços cresceu 62,5 %, com 271,5 mil novos
contratos, o equivalente a um contrato vendido para cada quatro veículos novos.
PEUGEOT NA EUROPA (CEE + AELC + CROÁCIA): + 1 POSIÇÃO NO RANKING DAS MARCAS
Com um volume de 1.179.000 licenciamentos de carros de passeio e veículos utilitários leves, as
vendas se mantiveram estáveis em 2010 na comparação com 2009, num mercado em baixa de
3,8%. Nesse perímetro, a participação de mercado da Peugeot alcançou 7,6%, ou seja, uma
progressão de 0,3 ponto.
A Peugeot conquista, assim, uma posição no ranking das marcas, passando do 5º para o 4º lugar.
Na categoria VP (veículos de passeio: 1.010. 000 licenciamentos), a Marca obteve uma penetração
de 7,3%, com alta de 0,4 ponto.
No mercado VUL, com 169 mil licenciamentos, a Marca progrediu 9,9 % a um ritmo de demanda em
fase de forte recuperação econômica. Com uma participação no mercado estável de 10,8%,
consolida sua forte progressão dos três últimos anos.
Europa Ocidental (18 países)
Na Europa Ocidental, com um mercado VP+VUL em retração de 3,6 %, afetado pela suspensão
progressiva das medidas de apoio, os licenciamentos da Peugeot totalizaram 1.129.000 unidades (+
1,3%), correspondendo a uma participação no mercado de 7,8% (+ 0,4% ante 2009).
– Na França, com um mercado VP em queda de 2,2 %, a Peugeot obteve uma participação de 17,8%,
em alta de 0,8 ponto em comparação com o ano de 2009, e um aumento de 2,2% dos volumes. Com
isso, a Peugeot foi a única marca francesa a progredir tanto em termos de volume como em
participação de mercado.
Este desempenho foi amparado pelo sucesso comercial dos modelos 206+ e 207, líderes em seu
segmento, e pela liderança do 3008 e do 5008, com 77 mil licenciamentos e participação de
mercado de 3,2%. Cabe ressaltar também a segunda posição obtida pela Peugeot em 2010 no
mercado VUL, com crescimento de 8,7% dos volumes e 17,3% de participação de mercado.
– Na Alemanha, um mercado que registrou forte baixa em 2010 em relação a 2009 (medidas de
incentivo), mas que continua a ser n°1 na Europa, com mais de 3,1 milhões de licenciamentos, a
Peugeot sobe duas posições no ranking das marcas importadas (do 5º para o 3º lugar). Esse
crescimento se deve ao sucesso da oferta “coração de gama” (308, 3008, 5008) e a importante
progressão no segmento VUL, somando um total de 94 mil licenciamentos e 3% de participação de
mercado.
– Na Itália, a Peugeot registrou 120 mil licenciamentos VP + VUL, o que representa uma participação
de mercado de 5,6% (+ 0,2 ponto). Com resultados sempre positivos na Itália devido à diversidade
de sua oferta no segmento B, a Marca também se beneficiou, neste país, com os resultados do 3008
e do 5008, que superaram amplamente os objetivos. No mercado VUL, a Peugeot continua sua
progressão, passando do 5º para o 2º lugar (e 1ª marca importada).
– Na Grã-Bretanha, a Peugeot registrou progressão em termos de volume (+ 8,5%, passando a 126
mil licenciamentos) e de participação de mercado (5,6%, ante 5,3%); na Espanha (+ 2,6%, 100 mil
licenciamentos), sua participação se manteve estável em nível elevado (9,1%).
– A Peugeot também progrediu, tanto em termos de volume como em participação de mercado, na
maioria dos outros mercados da Europa Ocidental, incluindo Bélgica, Países Baixos e Portugal.
Europa Central e Oriental
Em mercados globalmente em queda (-7%), a Peugeot aumentou ligeiramente sua participação no
mercado (5,2%, ante 5,1%). Nesse perímetro, a penetração no mercado está em progressão
particularmente na Polônia (5,1%), na Eslovênia (8%) e nos países Bálticos (7,9%).
Na Turquia, a Peugeot registrou 5,8% de participação, alta de 0,3 ponto em relação a 2009, com
43.395 veículos comercializados. Este resultado marca o segundo melhor desempenho da Peugeot
no país desde o início de suas operações neste mercado. Em dezembro, a Peugeot bateu recorde
mensal com 7.925 unidades vendidas.
SUCESSO DA OFENSIVA INTERNACIONAL
A Peugeot deu continuidade à ofensiva comercial fora da Europa, região que representa atualmente
46% das vendas da Marca, ante 40% em 2009. Esse crescimento baseia-se em novidades
adaptadas especificamente a cada um dos mercados, de modo a satisfazer as expectativas dos
clientes em todo o mundo.
A Marca Peugeot registrou uma progressão de 50% de seus volumes fora da Europa e ultrapassou,
no acumulado, 1.069.000 unidades vendidas:
-> 173 mil vendas (+24% / 2009) na América Latina;
-> 164 mil vendas (+ 38,9% / 2009) na Ásia;
-> 39 mil vendas (+ 34% / 2009) na Rússia;
-> 121 mil vendas de veículos montados internacionalmente fora da Europa / Ásia / América Latina
(42% / 2009);
-> 472 mil vendas internacionais de elementos desmontados (+44,2% / 2009).
Na China, a Peugeot comercializou mais de 151 mil veículos, alta de 35,3% em relação a 2009. Sua
participação de mercado manteve-se em 1, 3%, em um mercado de 10 milhões de veículos. Este
crescimento foi impulsionado pelo sucesso do 408, que já realizou mais de 25% das vendas da
Marca para o ano (42 mil veículos).
A Peugeot também realizou várias ações para aumentar sua notoriedade: vitória do 908 HDI FAP
em Zhuhai, presença na exposição universal de Xangai, comemoração dos 200 anos da Peugeot em
Beijing e novos recordes de aceleração do EX1 em Chengdu.
Na Rússia, a Marca já efetuou mais de 37 mil vendas, ou seja, 1,9% de participação de mercado.
Desde o lançamento da fábrica de Kaluga e a montagem do 308 e do 4007, a dinâmica de
crescimento das vendas da Peugeot tem sido especialmente intensa, visto que a Marca cresceu mais
de 71% no segundo semestre, num mercado que cresceu 60%. Convém destacar os excelentes
desempenhos da Peugeot no segmento VUL, com 4,7% de participação de mercado e uma
duplicação das vendas quando comparado a 2009. Assim, a Marca ocupa a primeira posição entre
as marcas estrangeiras em termos de importações de VUL na Rússia.
Na América Latina e América Central, a Peugeot obteve um importante crescimento em seu
volume de vendas, que totalizou 173 mil unidades, o que representa uma progressão de 24% no
acumulado do ano e de 29,5% apenas no segundo semestre.
No Brasil, a Peugeot acompanhou a evolução do mercado e atingiu um volume total de 90.326
unidades, um recorde de vendas da Marca, em termos de volume. Na Argentina, onde o mercado
registrou recorde com 635 mil vendas VP+VU, a Marca obteve penetração de 8,9%, com um total de
56,5 mil unidades vendidas.
No Irã, as vendas do parceiro da Peugeot atingiram 472 mil unidades, um aumento de 44%,
impulsionadas, sobretudo, pelo 206 (alta de 48%) e pela reestilização do 206+.
Vale comentar o desempenho positivo da Marca no Japão, com volumes que cresceram 38% em
comparação com 2009, além do prêmio especial J-COTY concedido ao RCZ.
Na Malásia, a Peugeot começou a comercializar o 207 no dia 3 de novembro (montado localmente
pela Nasa, parceira no país). Na Argélia, a Marca conquistou dois lugares no ranking, passando a
ocupar a 3a posição.
PERSPECTIVAS 2011: IMPLEMENTAÇÃO DA OFENSIVA PRODUTO E DE ENGAJAMENTO
TECNOLÓGICO E AMBIENTAL
Em 2011, a Peugeot amplia sua ofensiva de produto com:
– A comercialização do 508 na Europa e na China;
– A consolidação da oferta de veículos com baixas emissões de CO2 com a tecnologia e-HDi;
– A comercialização plena do iOn;
– A chegada, no segundo semestre, do primeiro híbrido diesel do mundo: 3008 HYbrid4
A Marca também dá sequência a sua ofensiva internacional com a comercialização do 408 na
América Latina , e desenvolve suas ofertas de serviços:
– Abertura de 75 pontos suplementares para Mu by Peugeot na Europa;
– Fevereiro de 2011: abertura da reserva do iOn dentro da oferta Mu em países como França, Itália,
Espanha e Países Baixos;
– No lançamento do 508: oferta de um contrato de serviços adaptado a cada mercado;
– Oferta de contratos de serviços disponível via internet na Europa.