Promovida pela Sociedade Brasileira de Pneumologia, a campanha #metiraofolego engaja celebridades sobre a conscientização da Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI)

Celebridades como Chris Flores, Bianca Rinaldi, Louro José e Carla Diaz, recentemente postaram vídeos e fotos em suas redes sociais contando o que lhes “tira o fôlego”. A iniciativa foi atribuída à campanha #metiraofolego, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), criada como forma de conscientizar sobre a existência de uma doença rara, a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI). Após mencionarem o que lhes tira o fôlego, os participantes sopram um balão de ar até estourar e desafiam seus amigos a participar da ação.

A FPI é uma doença de causa desconhecida, progressiva e crônica que afeta os pulmões, ocasionando cicatrizes (fibrose) e com sobrevida média após o diagnóstico de 2 a 3 anos. Os sintomas típicos da doença como falta de ar e tosse crônica seca podem não ser valorizados corretamente e o paciente demora a ser diagnosticado, o que aumenta a importância da conscientização sobre a doença.

As publicações com a hashtag #metiraofolego chamaram a atenção do público por conta da causa emocional e engajadora. “A campanha expõe um dos sintomas dessa grave doença, a falta de ar, para propor a reflexão sobre momentos simples e importantes que a FPI priva as pessoas. Por falta de informação, muitas pessoas acabam confundindo os sintomas com outras doenças, ou como causa do próprio envelhecimento (uma vez que a doença acomete pessoas idosas). Consequentemente muitos pacientes não são diagnosticados”, explica Dr. José Baddini Martinez, coordenador da comissão cientifica da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia (SBPT).

Chris Flores

Bianca Rinaldi

Louro José

Carla Diaz

Confira abaixo todas as postagens da campanha até o momento: