Shows ecléticos, do sertanejo, passando pelo romântico, rock pop e samba levantaram a multidão de famílias, casais e turistas sob a proteção de cerca de 2,9 mil homens, entre agentes da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, agentes da CET e seguranças particulares
Entre gritos de euforia e um coro reverenciando o ano novo, 2.5 milhões de pessoas fizeram da 14ª edição do Réveillon na Paulista, uma festa gloriosa, um espetáculo de tecnologia e segurança. O evento começou pontualmente às 20h28 com o grupo sertanejo Barra da Saia seguido de Fiuk e Banda Hori, Fábio Jr., Zezé di Camargo e Luciano, Capital Inicial e a escola de samba Rosas de Ouro, campeã do carnaval paulista em 2010.
De acordo com o prefeito Gilberto Kassab, o Réveillon na Paulista é um dos principais eventos do país. O sentimento é de muita responsabilidade para receber as pessoas com segurança e conforto. É uma festa espetacular. Para Marcelo Flores, diretor da Playcorp, empresa organizadora e produtora do Réveillon na Paulista, o grande sucesso desse evento é reunir as famílias em um momento de paz e confraternização. Por ser uma festa aberta e com uma megaestrutura, é com muita alegria que finalizamos mais uma edição sem ocorrências graves e com muito conforto e segurança para a população.
Queima de Fogos
O momento mais esperado da festa, a contagem regressiva para a chegada de 2011, foi mais um ano comandada pelo ator global Luigi Baricelli, mestre de cerimônias da festa, com a participação dos músicos Zezé Di Camargo e Luciano, acompanhados em coro pela multidão. Muitos efeitos especiais, como cinco milhões de confetes metalizados e uma queima de fogos com 100 mil tiros e sete mil bombas multicoloridas, com duração de aproximadamente 15 minutos, transformaram a virada do ano em um momento mágico e inesquecível para quem esteve presente.
Atrações
A noite começou com o balanço do grupo sertanejo Barra da Saia às 20h28, com seus sucessos Para Tudo e Seu DJ. O roça n roll, estilo inventado pelo quarteto, abriu o evento na Av. Paulista com covers consagrados como Chora me Liga, de João Bosco e Vinícius.
Fiuk e banda Hori animaram o público com direito a cover do grupo britânico Blur (Song 2) e Black Eyed Peas (I Gotta Feeling). O encerramento se deu com Só Você, de autoria do seu pai, Fábio Jr.
Na sequência subiu ao palco o músico Fábio Jr. que entrou sob a garoa paulistana e entrou sucessos como O quê que há, Senta Aqui, Pai e Caça e Caçador. O ápice da apresentação se deu quando o artista chamou Fiuk para um dueto do clássico Vinte e poucos anos.
Zezé di Camargo e Luciano animou a multidão, já perto da meia-noite, com os grandes hits de sua carreira, Vem Ficar Comigo, No dia que saí de casa, Coração está em pedaços, É o Amor e até cover de Do seu Lado, do Jota Quest.
O Capital Inicial entrou após a queima de fogos com suas canções mais conhecidas, entre elas Natasha, Fátima, Primeiros Erros e a cover Que País é Esse, da Legião Urbana.
O encerramento se deu com a animada apresentação da escola de samba Rosas de Ouro, campeã do Carnaval de 2010. Para divertir o público, a escola presenteou a multidão com o clássico do Wando, Fogo e Paixão.
Grafitti Wall
A área VIP contou com o Graffiti Wall, uma tecnologia composta de uma tela de projeção que simula uma parede digital e um spray em imagem digital criado por uma lata cenográfica com movimentos capturados e seguido por sensores. Um grafiteiro desenvolveu os desenhos, que foram exibidos nos telões dos camarotes e nos telões do palco.
Segurança, infraestrutura e muita diversão O público que participou da festa pôde conferir um palco de 800 m2 e 25 m de altura, além de telões em alta definição que simularam uma obra de arte, referindo-se ao tema do \reveillon neste ano. A estrutura contou com mais de 700 mil watts de som e efeitos especiais, iluminação com 1,2 milhão de watts de potência e telões de LED de alta definição no palco que exibiram montagens multimídia feitas especialmente para o evento.
O evento também abrigou 13 torres com telões de alta definição para transmissão simultânea do evento, cobrindo mais de dois quilômetros da Avenida Paulista até a Avenida Brigadeiro Luís Antônio.
Cerca de 2,9 mil homens, entre agentes da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, agentes da CET e seguranças particulares estiveram por toda a região da Paulista com o apoio de viaturas, motos, helicóptero Águia, bases comunitárias e um sistema composto por 10 câmeras de segurança com alcance de um quilômetro cada para monitorar toda a movimentação do público, preservando assim a segurança do evento e garantindo tranquilidade para o público curtir a festa. Nenhuma ocorrência policial grave foi registrada, assim como não houve nenhum registro de brigas e apreensão de drogas.
A Avenida Paulista foi totalmente gradeada com mais de dez quilômetros de estruturas metálicas. Materiais cortantes ou pontiagudos, garrafas e fogos de artifício foram proibidos e retidos no Centro de Coordenação, ao lado do palco. Houve vistoria da Polícia Militar e dos seguranças particulares em todos os acessos à festa.
O público contou com 10 pontos de atendimento médico com ambulatórios, médicos, enfermeiros e ambulâncias equipadas com UTI.
Oitenta pontos com alimentos e bebidas estiveram à disposição do público na extensão da avenida, entre as ruas Ministro Rocha Azevedo e Alameda Campinas. As pessoas poderão efetuar suas compras através cartões de débito e crédito.
As pessoas com necessidades especiais ficaram acomodadas em uma área separada em frente ao palco na rua Ministro Rocha Azevedo, com acesso através da barricada frontal.
Trezentas pessoas trabalharam na limpeza para deixar a avenida pronta e limpa para a manhã do dia 1º de janeiro de 2010.
HISTÓRICO
Idealizado pela Playcorp, o Réveillon na Paulista foi criado em 1996 com o objetivo de oferecer uma opção de entretenimento em um período de confraternização. A partir de 2001, a festa passou a integrar o calendário oficial da cidade de São Paulo.
A primeira edição atraiu um público de 200 mil pessoas. Desde então, esse número apresenta crescimento constante. Para a festa deste ano, a organização espera um público de mais de 2 milhões de pessoas.
FOTOS DO EVENTO PARA DONWLOAD: www.inpresspni.com.br/galerias/galerias.asp
(disponíveis a partir de 31/12/2010)
14º RÉVEILLON NA PAULISTA
Realização: Prefeitura de São Paulo
Produção e Organização: Playcorp e Spturis Patrocínio Master: Banco do Brasil e Magazine Luiza Copatrocinio:Petrobras e Brahma Apoio especial: Cielo Apoio cultural: Lei de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura