Com ações de ativação de marca e anúncios em TV, rádio e Internet, a marca promete causar muita dor de cabeça à concorrência
A nova campanha iniciada em formato de teaser nos últimos dias para ANADOR, uma das marcas mais famosas do mercado, busca reforçar o novo posicionamento da marca “ação rápida contra a dor de cabeça” e aproximá-la do público mais jovem. Criada pela agência Grïngo, o tema “dor de cabeça” é abordado de maneira impactante, com objetivo de mudar a percepção do consumidor sobre o produto.
Durante a 2ª quinzena de agosto, estranhos capacetes foram vistos na cabeça de pessoas que circulavam em várias cidades do Brasil. A notícia correu a internet e pôde ser vista nos sites de busca, nas páginas de blogueiros e redes sociais. O site www.blockpain.com.br mantinha o suspense, antecipava a chegada da novidade e solicitava o cadastramento dos interessados. A partir do início de setembro o mistério será revelado.
“É uma campanha que começa a expressar a nova cara de ANADOR: mais jovem e antenada com a realidade atual. A campanha resgata de maneira divertida a força desta marca que é tão brasileira, tão popular”, diz Rodrigo Kurata, gerente de produto da marca.
O protagonista da estória é BLOCKPAIN, um capacete que anuncia ser muito melhor que ANADOR no alívio da dor de cabeça. O pseudo-concorrente se apresenta em sete modelos que aparecem em diversas situações do dia-a-dia (no escritório, no trânsito, em casa, e até nos momentos de lazer), cada um com vários acessórios divertidos, mas de eficácia “duvidosa”. Em resposta às promessas vazias do novo “concorrente”, ANADOR reafirma-se como a solução simples e confiável no alívio da dor de cabeça para que as pessoas possam manter seu ritmo: “Contra dor de cabeça, não inventa. ANADOR!”.
“A idéia criativa é inteligente e inusitada. Seu formato diferenciado é provocador, envolvente e quebra a mesmice da comunicação da categoria. A campanha tem apoio da TV e do rádio, mas seu coração é a WEB, território ainda pouco explorado pela maioria das marcas de analgésicos”, explica Ricardo Amorim, gerente de grupo da Boehringer Ingelheim.
“Para sair do lugar comum, pensamos em uma contra-campanha. Ou seja, anunciamos um produto fictício e suas promessas sem fundamento, para reafirmar Anador como uma solução prática e óbvia contra a dor de cabeça.” acrescenta Fernanda Jesus, sócia da Gringo.
Filme
O filme de 30 segundos, que estreou no dia 05 de setembro, começa com uma vinheta do capacete Blockpain com a assinatura: “Muito melhor que Anador!”. Na sequência, ao estilo dos canais de televendas, um apresentador-cientista passeia por cenários que exemplificam o uso dos capacetes com personagens mostrando os “magníficos” acessórios que, na teoria, contribuem com o fim da dor de cabeça do usuário. As demonstrações de Blockpain são feitas no escritório, no lar, na hora do rush e até nos momentos de lazer.
De repente, a cena é cortada como se a TV tivesse saído do ar e uma vinheta leve e harmoniosa, que apresenta o pack e o logo de Anador, traz a mensagem de resposta às promessas vazias do desafiante Blockpain acompanhados de uma locução: “Contra dor de cabeça, não inventa. ANADOR. Ação rápida contra a dor de cabeça!”.
Para obter imagens da campanha acesse: http://picasaweb.google.com/116376035912770075799/CampanhaAnador?authkey=Gv1sRgCPPag4HU_qD8Ag#5512758025799353634
Sobre a Boehringer Ingelheim
A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais companhias farmacêuticas do mundo. Com matriz em Ingelheim, Alemanha, opera globalmente com 142 afiliadas em 50 países e mais de 41.000 funcionários. Desde sua fundação, em 1885, a empresa familiar é comprometida com a pesquisa, o desenvolvimento e a comercialização de produtos de alto valor terapêutico para medicina humana e animal.
Em 2009, a Boehringer Ingelheim registrou vendas líquidas de € 12,7 bilhões, dos quais investiu 21% em Pesquisa & Desenvolvimento de seu maior segmento de negócios – os medicamentos sob prescrição médica.
Mais informações: www.boehringer-ingelheim.com.br
Sobre a Gringo
Fundada em 2006, pelos sócios André Matarazzo e Fernanda Paterno I. Jesus, a Gringo, que já conquistou diversas contas internacionais e nacionais, reposiciona-se no mercado como uma agência focada em planejamento estratégico em mídia digital. Com um crescimento exponencial em apenas três anos, a empresa aumentou o número de colaboradores, clientes e faturamento. Atualmente, a agência possui 65 funcionários – começou com apenas 4 – e departamentos distintos de estratégia, criação e inteligência de mercado. Seus clientes são: Coca-cola, Grendene Rider, Absolut Vodka, Microsoft, Itaú, Unimed-Rio, Levi’s, Pharmaton, Buscopan, Buscofem, Anador, Magazine Luiza e São Paulo Futebol Clube.
Mais informações: www.gringo.nu/
FICHA TÉCNICA
Geral
Anunciante: Boehringer Ingelheim do Brasil
Produto: Anador
Direção de criação: Gringo
Direção de arte e redação: Gringo
Atendimento e Gerência de Projeto: Gringo
Mídia: Gringo e Adáblios
Aprovação cliente: Benni Boruchowski e Ricardo Amorim
Filme
Titulo Original: ‘Blockpain Anador’
Duração: 30″ e 15″
Agencia: Gringo
Produtora: Conspiração
Direção: Claudio Cinelli
Audio: Nova Onda
Protótipos: FIP Protótipos
Digital
Tecnologia e Programação: Gringo
Som: Chapot Rio Branco e Contraponto MT
3D: Mono e Terracota
Ativação e mídia social: Riot e Manjericão