Um executivo da Microsoft confessou na semana passada que a companhia fez uma oferta – fracassada – de US$ 15 bilhões pela compra do Facebook, líder absoluto nas redes sociais.
A informação é de Fritz Lanman, diretor sênior de estratégia corporativa e aquisições, dada numa conferência de tecnologia, em Paris, e remete a um lance dado há três anos. “Sim, nós tentamos comprar o Facebook”, disse Lanman durante uma entrevista no palco, de acordo com o TechCrunch. “Naquela época, o Facebook tinha muita semelhança com a Microsoft.”
Segundo Lanman, a rejeção à oferta da Microsoft fez com que a companhia de Bill Gates investisse US$ 240 milhões em uma pequena participação acionaária na rede social. Atualmente, as empresas ainda trabalham juntas, com cooperação principalmente focada na área de buscas.
“É fácil dizer que a Microsoft perdeu uma enorme oportunidade ao não comprar o Facebook quando Ballmer se encontrou com Zuckerberg”, disse Dan Olds, analista da The Gabriel Consulting Firm. “Mas a Microsoft ofereceu uma grande quantia em dinheiro e foi rechaçada mais de uma vez. Como se trata de uma empresa de capital fechado, o melhor que a Microsoft pôde fazer foi comprar um naco dela por 240 milhões.”
Com informações do IDG Now! e Computerworld