O YouTube está em negociação com os principais estúdios de Hollywood para lançar um serviço de pay-per-view até o final do ano. As conversas são em sentido de colocar o site de vídeos do Google à frente da Apple na distribuição de filmes e conteúdo para TV.

De acordo com o Financial Times, que divulgou a informação, o Google tem a seu favor o fato de que é campeão de uso de streaming e serviços de vídeos sob demanda. Além disso, o poderoso motor de buscas da companhia ajudaria na divulgação do serviço. O “aluguel” teria custo em torno de US$ 5 por vídeo, mas sem direito a download, o cliente só poderá assistir via streaming.

Os filmes serão lançados na internet ao mesmo tempo em que saem nas locadoras, na loja iTunes e na Amazon.com.

A entrada do Google no ramo foi recebida com ânimo em Hollywood, já que os estúdios procuram outras formas de distribuição além do DVD, que vem perdendo receita principalmente por causa da pirataria.

O Google também não tem conseguido lucrar com o YouTube desde sua aquisição, em 2006. Mesmo assim, firmou acordos de conteúdo com várias empresas em abril e lançou um serviço gratuito de filmes. A negociação em Hollywood seria a forma de a empresa finalmente ganhar dinheiro com os vídeos.