Supermercados tendem a ter mais visitantes nos fins de semana; bandeiras com perfil mais varejista têm mais visitas à noite, e com perfil atacadista, à tarde; dados fazem parte de estudo da E.life baseado no conceito de monitoramento de redes sociais centrado no consumidor
Conhecer os hábitos do consumidor é cada vez mais determinante para traçar estratégias de marketing e tomar decisões. Se depender da E.life, isso não é problema. A empresa, líder em análise de mídia gerada pelo consumidor e interações nas redes sociais, tem uma metodologia própria – CCM – Consumer-Centered Monitoring, que realiza o monitoramento da jornada do consumidor, compreendendo as marcas e hábitos que estão ao seu redor, e que revela dados importantes para quem quer entender e atender seu público. Recentemente, por exemplo, a E.life analisou o perfil de 25 mil consumidores que, nos últimos seis meses, realizaram check-in no Twitter enquanto faziam compras em um dos cinco grandes supermercados do País e revelou o que preferem em vários níveis. Foram analisados os tweets de frequentadores do Carrefour, Extra, Makro, Pão de Açúcar e Walmart.
Em termos de dia e hora, o estudo mostrou que a maioria dos clientes costuma fazer check-in no supermercado à noite, principalmente entre 20h e 21h, com exceção do Walmart e Makro, que tem os ápices, respectivamente, às 13h e 15h. O Walmart chama atenção também pelo número de frequentadores noturnos: da meia-noite às 6h, foi o que mais contabilizou check-ins no Twitter. Foram 4% enquanto no Carrefour, por exemplo, foi apenas 1%. |
"Esta metodologia permite ainda agregar informações como profissões, programas de TV que assistem e outras marcas que mencionam em relação aos frequentadores das bandeiras de supermercados, agregando ainda mais informações sobre o perfil do consumidor", afirma Alessandro Lima, CEO da E.life.
Além dos horários, a pesquisa mapeou os dias de maior frequência em que os consumidores interagiram na rede social. A maioria se declarou no local aos sábados, com exceção do Walmart que teve o pico de check-ins às terças-feiras (17%). Já o Pão de Açúcar é o mais estável: com exceção de terça-feira, com 14% de check-ins, e de quinta, com 11%, os demais dias da semana somam 15%. |
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Líder em análise de mídia gerada pelo consumidor e interações nas redes sociais, a E.life usou a plataforma Buzzmonitor para coletar os últimos 200 tweets de cada um dos 25 mil usuários identificados, num total de um milhão de tweets. Com essa base de dados e usando o conceito de monitoramento centrado no consumidor (CCM – Consumer Centered Monitoring), foram gerados gráficos e insights referentes a temas importantes para empresas deste segmento, e identificados perfis de consumidores de diferentes varejistas e seus interesses.
O acesso ao estudo completo pode ser feito em: www.consumercenteredmonitoring.com.br
Sobre o E.life Group: Pioneiro em inteligência de mercado e relacionamento na Web 2.0, o grupo E.life é líder em análise de mídia gerada pelo consumidor e interações em redes sociais, oferecendo serviços e ferramentas de software. Com operações iniciadas em 2004, atualmente conta com três unidades de serviços – Monitoramento, Pesquisa & Inteligência e Social CRM, e uma plataforma digital – Buzzmonitor – para monitoramento, relacionamento e mensuração da performance de marcas, produtos e serviços em redes sociais. Além disso, oferece serviços por meio de outras duas empresas: a Mobi.life, especializada na criação e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, e a Social Agency, dedicada ao planejamento, gestão de comunicação e métricas do ambiente digital. Com sede no Brasil, o grupo E.life expandiu sua atuação para o mercado internacional e hoje oferece serviços a clientes em todo mundo, com operações na Espanha, Portugal, México e Austrália. Atualmente conta com cerca de 200 profissionais no Brasil, divididos entre São Paulo e Recife, e mais de 20 colaboradores no exterior. (www.elife.com.br) |
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