Levantamento nacional traz dados sobre valores e comportamentos do consumidor frente ao Consumo Consciente, além de percepções e expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial
O Instituto Akatu e o Instituto Ethos apresentam nesta terça-feira (14), em café da manhã em São Paulo, o levantamento inédito “O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade: Atitudes e Comportamentos frente o Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial. Pesquisa 2010.” Esta pesquisa foi realizada por iniciativa dos institutos Akatu e Ethos, com patrocínio de Bradesco, Faber Castell, Santander e Walmart e executada pela GfK.
A publicação integra a série sobre Responsabilidade Social e se soma à pesquisa “Práticas e Perspectivas da RSE no Brasil – 2008”, aos relatórios sobre “Percepção da RSE pelo Consumidor Brasileiro” (seis publicações, começando em 2000), e aos relatórios das pesquisas Akatu nºs 3, 4, 5, 6, 7 (desde 2003), todos disponíveis no http://www.akatu.org.br/akatu_acao/publicacoes.
Entre outras conclusões, o novo estudo aponta para a manutenção do percentual de consumidores conscientes no país, mesmo com a explosão de consumo dos últimos anos, mas confirma que maioria da população não sabe o que é sustentabilidade. Mostra ainda que a internet vem se tornando a principal fonte de informação dos consumidores e que, para prestigiar um produto ou serviço, esse consumidor valoriza a empresa que respeita seus funcionários e mantém boas relações trabalhistas.
A pesquisa ouviu 1.100 pessoas no Brasil e apresenta números comentados sobre comportamento e expectativas do consumidor. Para facilitar o trabalho dos colegas de imprensa, o Akatu pode fornecer uma cópia da pesquisa na segunda-feira (13), sob embargo. Solicitamos que os jornalistas não publiquem informações em qualquer meio até as 13h do dia 14/12. O conteúdo deve ser solicitado ao coordenador de comunicação do Instituto Akatu – Estanislau Maria: estanislau.maria@akatu.org.br.
Serviço:
Apresentação da Pesquisa Akatu 2010, “O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade”
Quem: Aron Belinky, consultor do Instituto Akatu
Comentários: Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu, e Jorge Luis Numa Abrahão, presidente do Instituto Ethos
Quando: 14/12, próxima terça-feira, às 9h00
Onde: Cesar Business – Av. Paulista, 2.181 – Cerqueira César, São Paulo. Estacionamento no local.