![]() |
CAMPANHA GLOBAL DE ALWAYS INCENTIVA O PÚBLICO FEMININO A TER ORGULHO DE FAZER COISAS COMO MENINAS
O filme #TipoMenina remove o sentido pejorativo da expressão “como uma menina” e melhora a autoestima além de estimular a autoconfiança feminina
A marca de absorventes e cuidados femininos da P&G, Always, criou recentemente uma campanha global intitulada como #TipoMenina para sensibilizar as meninas que estão entrando na puberdade a sentir-se orgulhosas e confiantes quando elas fazem coisas como uma menina. O objetivo da marca com essa campanha é estimular a população a repensar e redefinir as palavras e frases comuns usados na sociedade que implicam que meninas são fracas ou inferiores, especialmente em um dos momentos mais marcantes da vida delas, e mostrar que esse termo pode significar coisas incríveis se não adotado como uma forma de expressão para humilhar ou diminuir alguém.
O [youtube http://youtube.com/w/?v=mOdALoB7Q-0] (clique no link para acessar o filme), veículado no canal da marca no YouTube e criado pela agência Leo Brunett de Chicago, Toronto e Londres, mostra claramente como as pessoas de todas as idades interpretam a frase "como uma menina" de forma diferente, principalmente as meninas mais jovens e mais velhos. Em uma audição, foram convidados garotos e garotas mais velhos a encenar situações que eram descritas como: correr como uma menina, lutar como uma menina, jogar uma bola como uma menina. Os resultados eram comportamentos exagerados e quando interpretadas por meninos ficavam ainda mais estereotipadas.
O interessante é ver o que acontece depois, quando meninas mais novas são convidadas a interpretar as mesmas descrições de cenas. Ao mostrar o que era correr como uma menina, deram o melhor de si, correram no lugar ou sairam pelo set de filmagem. O mesmo aconteceu com todos as outras atividades, que foram feitas com garra e vontade. Na última cena, foi solicitado aos mais velhos que ouvissem a audição gravada e refletissem sobre a atuação que fizeram e, na sequência, mostrassem como seria novamente jogar uma bola como uma menina sem pensar em estereótipos. O resultado é completamente diferente do inicial.
Com esta nova campanha, Always estabalece a expressão #TipoMeninauma frase que representa confiança, força, talento e caráter de cada menina. “Estou orgulhoso do compromisso de Always para ajudar a construir a confiança das meninas durante a puberdade, especialmente como um pai de três meninas", disse Edgar Sandoval, vice-presidente Global de Cuidados Femininos da P&G. "Estou comovido por nossa nova campanha #TipoMenina, pois cada menina é capaz de grandeza e devemos continuar a capacitá-las para crescerem mulheres fortes e incríveis de amanhã", finaliza.
####
![]() |
PANTENE INCENTIVA MULHERES A SEREM FORTES E CONFIANTES PARA BRILHAREM AINDA MAIS NO DIA A DIA
Nova campanha global da marca revela como é possível ser confiante e forte sem enfraquecer a postura feminina
Pantene dá continuidade à campanha mundial #shinestrong, #brilhecomforça, inspirada no vídeo lançado ano passado sobre a discussão e combate a discriminação da mulher, na qual conquistou mais de 46 milhões de visualizações e milhares de comentários no canal do YouTube. O novo filme, produzido pela agência Grey, de Nova York, nomeado como “Not Sorry” (Sem Desculpas), aborda um tema que faz parte do inconsciente coletivo feminino que acaba pedindo desculpas involuntariamente, quando de fato não há motivo com que se desculpar.
O [youtube http://youtube.com/w/?v=rzL-vdQ3ObA] (clique no link para acessar o filme), que pode ser visualizado tanto na Fanpage como no canal do YouTube da marca, mostra uma série de situações em que as mulheres se desculpam por qualquer coisa, como antes de fazerem uma pergunta, por terem se antecipado à necessidade de outros, para pedirem algo que querem ou precisem, etc. As cenas apresentam como o ato fragiliza a postura feminina dentro de casa, em público e em locais de trabalho. O objetivo de Pantene com essa nova campanha é ajudar as mulheres a superar o preconceito de gênero e expectativas sociais para alcançar seu potencial mais elevado, bem como celebrar as mulheres fortes do mundo que são exemplos da essência de brilhar com força.
A mensagem do vídeo não significa que todas as mulheres devem parar de se desculpar, mas as incentivam a brilhar todos os dias e pedir desculpas quando for realmente necessário. No desfecho do filme as personagens mudam o comportamento e o fim das desculpas resulta em figuras firmes, confiantes e com mais autoestima.