Até o momento, ações geraram cerca de 182 milhões de impactos e 9,5 milhões de visualizações dos diferentes vídeos
A Sadia reforça o investimento em ações digitais para se aproximar ainda mais de seus consumidores. Em 2014, a marca, patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol, deu o pontapé inicial no apoio à torcida verde e amarela com a campanha e a promoção #jogapramim, que ganhou um série de ativações nas plataformas digitais, gerando engajamento e contribuindo para que a campanha fosse a 3ª mais lembrada entre as marcas relacionadas ao Mundial, segundo estudo realizado pela Millward brown. Ainda, neste último sábado, 28, durante a partida entre Brasil e Chile a hashtag foi trending topics, superando até mesmo a icônica expressão “Haja coração” – com cerca de 3.400 menções. A campanha da marca em apoio à Seleção também teve mais de 10 mil comentários.
Para dar continuidade às comemorações, a Sadia criou uma ação inédita no setor de alimentos. Por meio do canal Youtube, o Chef oficial do time campeão, Jaime Maciel, também patrocinado pela marca, ensina os fãs a prepararem petiscos para recuperar o fôlego a cada lance. Em parceria com o Pão de Açúcar, a marca integrou as vídeo-receitas com uma ferramenta de e-commerce que permite aos usuários sejam direcionados, com apenas um clique, às listas de ingredientes na página delivery da rede supermercadista e comprar, de uma só vez, todos os itens da receita.
“Esse tipo de ação integrada com o varejo nos permite oferecer ainda mais conveniência para nosso consumidor, e também é uma forma de mensurar o resultado concreto da ativação digital. Além disso, amplia a visibilidade da Sadia como patrocinadora da CBF e posiciona o Chef Jaime Maciel como interlocutor da marca no relacionamento com nosso público”, destaca Andrea Dietrich, gerente-executiva de marketing digital da BRF, empresa responsável pela comercialização dos produtos Sadia.
Os petiscos escalados da cozinha para a torcida são: Enroladinho pé-quente, Frango à canarinho, Gol de calabresa, Toque de polenta e Bruschetta sem zebra. As diversas receitas do Chef da Seleção também estão disponíveis no Pestiscos do chef e no Meu livro de receitas, para que os consumidores possam se inspirar e dar seu toque particular a cada uma delas, além de compartilhá-las em suas redes.
“A ideia é estarmos cada vez mais próximos do nosso público, oferecendo conteúdo e serviços com auxílio das plataformas digitais e, assim, ajudando-os a incrementar os cardápios durante os jogos do Mundial”, completa Marcelo Trevisani, gerente de marketing digital da BRF.
Inovação digital para a torcida
Diversas ações marcam o apoio da Sadia à torcida brasileira. Para acompanhar os resultados, os esforços foram concentrados em atingir um número maior de pessoas interessadas no conteúdo, com segmentação de mídia e de audiência dos posts e monitoramento em tempo real da promoção “Sadia Joga pra mim”.
Os jogadores de futebol também saíram do campo e participaram por meio de vídeos que estimulavam a busca pelo título. O artilheiro da equipe, Neymar, atendeu ao pedido do filho David Lucas, e postou no Twitter pessoal o desejo do pequeno em ver o Brasil campeão. Também usou a #jogapramim para estimular os fãs a torcerem com ele pela Seleção.
Até o momento, de acordo com um estudo realizado pela Millward brown, que conversou com diversos consumidores de diferentes faixa etárias e classes sociais, a campanha #jogapramim é reconhecida por 71% dos entrevistados, que a consideram original e positiva, e a Sadia está em 3° lugar entre as marcas mais lembradas em propagandas relacionadas ao Mundial.
No total, as ações, incluindo os teasers dos pequenos torcedores, a promoção com o Felipão e Murtosa e interações na fanpage, geraram cerca de 182 milhões de impactos e 9,5 milhões de visualizações dos diferentes vídeos; cada post teve uma média de 120 comentários. Foram mais de 20 mil manifestações relacionadas ao tema da campanha em outras páginas ou perfis.
Também estão no ar mais duas ações de engajamento desenvolvidas para fortalecer o awareness da campanha, o aplicativo para Facebook “Eu vi”, que calcula quantas vezes o torcedor já viu o Brasil ser campeão e gera uma foto personalizada, ações de CRM, post exclusivos na página da Sadia com o cardápio #jogapramim e divulgações em portais.
Os dotes culinários do chef oficial da Seleção Brasileira, Jaime Maciel, também chamaram atenção nas redes sociais, com 18 milhões de impactos e 12 mil likes em média. Jaime produz conteúdo diretamente da Granja Comary, tira as dúvidas de receitas dos usuários e conta curiosidades sobre os bastidores da cozinha da equipe.
Todas as ações são monitorada pelo time de Marketing digital da BRF, mensurando recall de marca e conversão de vendas online.