Com histórias bem-humoradas, filmes foram criados com base em pesquisa da Havas sobre a percepção da marca pelo público em geral.

Personagens que fazem o que for preciso para não deixar o carro sujar, riscar ou danificar é o centro dos filmes da nova campanha de varejo da Citroën, que tem como principal objetivo inovar. Bem-humoradas, as histórias trazem situações inusitadas que desencadeiam reações de extrema proteção aos modelos da marca. “Nossa intenção foi se distanciar do ‘varejo convencional’, que trabalha muito com celebridades, apelo para preço e taxas promocionais. Então, optamos por uma campanha na contramão do mercado, com um roteiro mais criativo e que valorize os carros da marca de maneira diferenciada”, afirma Alexander Greif, Gerente de Publicidade e Propaganda da Citroën do Brasil.

A criação é assinada pela A Havas WorldWide e a Havas Digital, baseada no respeito do mercado brasileiro conquistado pela Citroën ao longo dos anos. Para isso, toda a campanha foi desenvolvida após uma profunda pesquisa, através dos canais sociais, ferramentas de relacionamento com clientes da marca e com pessoas que compraram carro recentemente. A pesquisa constatou um ótimo desempenho e crescimento na admiração pela Marca em itens como confiabilidade, segurança e manutenção. Baseada no resultado do levantamento, a campanha leva o título “Todo mundo Respeita”.

“É muito gratificante trabalhar o respeito conquistado pela marca como tema central da nossa campanha”, ressalta Laurent Barria, diretor de Marketing da Citroën do Brasil. “As histórias falam sobre o amor do brasileiro e da própria Citroën pelo carro, o que reforça a nossa estratégia de ter como foco a alta qualidade dos nossos produtos, baixos custos de reparo e a excelência no pós-venda e nos benefícios exclusivos aos nossos clientes. Nossos clientes têm orgulho de fazer parte da Citroën”, destaca o executivo. A campanha mostra ainda os prêmios que os modelos ganharam no último ano dos principais veículos de comunicação do país.

De acordo com o Co-CCO Latam da agência Havas, Tales Bahu, os filmes abordam o assunto de forma divertida e ilustra o respeito que a marca ganhou com situações e personagens incomuns. Como no roteiro intitulado “lava-rápido”, em que o funcionário do posto e um transeunte defendem o Citroën de uma poça d’água suja, ou no filme “Cachorro” onde o cão desiste de fazer xixi na roda por se deparar com um Citroën.

Além de filmes de 30” e vinhetas de 5”, a campanha é composta por anúncios de página dupla e simples de jornal, spots de rádio e peças no PDV. Elas começam a ser veiculadas em 22 de abril e se estende até o fim de 2014.

Já para a digital, a Havas Digital desdobrou a campanha on-line baseada no conceito criado de ”Carros de Respeito”. Serão peças com diárias e formatos diferenciados que serão veiculadas nos principais sites do país e em todos os canais da marca, potencializando a campanha desenvolvida.

Ficha Técnica

Título: Respeito

Cliente: Peugeot Citroën do Brasil Automóveis Ltda.

Produto: Varejo

Peças: 3×30’’ (cachorro), 1×30’’ (Lava-Rápido), 1×30’’ (Folha) e 1×30’’ (Pomba)

Criação: Celio Salles, Sidney Braz, Luis Renato, Raul Torres e Otavio Mastrogiuseppe

Direção de criação: Celio Salles, Sidney Braz e Luis Renato

Diretor Geral de Criação: Tales Bahu

Atendimento: Karol Alberti, Heloisa Figueiredo e

Anabela Borges

Direção de atendimento: Karol Alberti

Planejamento: Silvia Torrecillas e Marcella Pacca

Mídia: Ricardo Breves, Graça Brandão e Patricia Scaloppi

Direção de mídia: Ricardo Breves

VP de Mídia: Luis Flavio Padilha

Aprovação cliente: Laurent Barria, Alexander Greif, Henrique Mendonça e Patrick Sertã

Produção de RTV: Neusa Cizik e Leonardo Martins de Jesus

Direção de RTV: Neusa Cizik

Produtora de Imagem: Stink SP

Produção Executiva: Cecilia Salguero

Atendimento: Luciana Alamo

Coordenadora de Produção: Karin Nantes

Assistente de Produção: Paula Macedo

Companhia de Produção (POA): SQMA

Diretor de Produção: Beto Picasso

Diretor: Ian Ruschel

Assistente de direção: Max Laux

Direção de fotografia: Juliano Lopes

Direção de arte:Antonio Torriani

Montagem: Fabio Canale

Pós Produção e Finalização: Bitt Animation

Produtora de som: Ritmika Audio Arts