Campanha da Escala para o Banco de Livros mostra escritores presos
O objetivo da ação foi de mobilizar os gaúchos a doarem seus livros durante a Feira do Livro de Porto Alegre
O que obras de autores gaúchos como Luís Fernando Verissimo, Fabrício Carpinejar, Luís Augusto Fischer e Martha Medeiros têm em comum com as de Fernando Pessoa e Dostoiévski? Muitas delas estão paradas
em prateleiras sem serem lidas. Pensando nisso, a Escala criou uma campanha para incentivar a doação de livros para o Banco de Livros. A ideia foi mostrar que é preciso fazer as obras circularem, não as deixando presas na estante.
A partir deste fato, a campanha trouxe imagens de diversos autores presos, nas clássicas fotos de frente e de perfil, como se estivessem sendo fichados pela polícia. Na placa de identificação, o nome do autor e a data em que foi aprisionado em alguma estante. O texto convoca os gaúchos para a doação e libertação dos escritores: ‘Liberte seus autores da estante. Doe livros’. Todas as peças da campanha, composta por anúncios, comercial de TV, rádio, cartazes e internet, indicam ainda os postos de coleta. Entre eles, a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre.
Para assistir ao vídeo, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=CoRiJYYOqac.
Ficha técnica
Agência: Escala
Cliente: Banco de Livros
Direção de criação: Régis Montagna, Jacques Fernandes, Ricardo Silvestrin
Direção de arte: Jacques Fernandes
Redação: Ricardo Silvestrin
Produção gráfica: Maristela de Melo
Arte-finalista: Gelson Mendes e Plácido Borba
Gestor de conexões offline: Daniela Schenato
Executivo de conexões offline: Débora Spader
RTVC: Maria Fernanda Domingues, Flavia Cota
Negócios: Alyne Rabelo
Diretor de Negócios: Alfredo Fedrizzi
Fotografia: StudioMe
Manipulação de imagem: StilgrafGGK
Produtora de vídeo: Zeppelin Filmes
Diretor de Cena: Biel Gomes
Audio: B Sound Thinking
Aprovação/cliente: Waldir da Silveira